Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 01 Professores driblam as dificuldades no aprendizado da Estatística

Clientes

Professores driblam as dificuldades no aprendizado da Estatística

Jan 05, 2012

A Estatística é hoje uma disciplina obrigatória em diversos campos de formação acadêmica. Além das Ciências Exatas, ela se difundiu como ferramenta para estudo e análise de objetos de pesquisa científicos nas Ciências Sociais, Humanas, Biomédicas e na área de Saúde. Não só nos cursos superiores, a abordagem estatística cresceu também nos ensinos fundamental e médio. Sua importância e amplitude, entretanto, não diminuíram o temor que muitos alunos enfrentam. A partir desta dificuldade, pesquisadores passaram a investigar como se dão o ensino e a aprendizagem da Estatística, dando origem a uma nova área de atuação pedagógica: a Educação Estatística. É o que trata o livro 'Educação Estatística: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática', lançado pela Autêntica Editora.

Para ajudar professores a abordar de forma fácil o assunto dentro da sala de aula, os autores Celso Ribeiro Campos, Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki e Otávio Roberto Jacobini, doutores em Educação Matemática, apresentam nesta obra um estudo aprofundado da Educação Estatística, mostrando os elementos mais importantes da disciplina, quais aspectos devem ser valorizados no seu ensino e quais formas pedagógicas podem contribuir para minimizar os problemas de aprendizagem. Além disso, refletem sobre a teoria e a prática da Educação Estatística, relacionando-as com os ambientes de Modelagem Matemática e com a Educação Crítica. O leitor também vai encontrar vários projetos de ensino de Estatística desenvolvidos em sala de aula.

A obra faz parte da coleção Tendências em Educação Matemática, que já conta com mais de 20 títulos, que buscam suprir a demanda por textos dirigidos a professores e pesquisadores, estreitando as interações entre a Universidade que produz pesquisa e os diversos cenários onde se realiza a Educação Matemática.  

Sobre os autores – Celso Ribeiro Campos é doutor em Educação Matemática pela Unesp-Rio Claro. Também é autor do livro Matemática Financeira, lançado em 2010. Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki é doutora em Ciências pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro e professora do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp-Rio Claro. Otávio Roberto Jacobini é matemático, engenheiro e professor de Estatística da PUC-Campinas. 

 Título: Educação Estatística - Teoria e prática em ambientes de modelagem matemática
Autores: Celso Ribeiro Campos; Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki; Otávio Roberto Jacobini
Número de páginas: 144
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-7526-573-4
Coleção: Tendências em Educação Matemática

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions


Logo Grupo Editorial Autêntica O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Marina Puzzuoli | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom