Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 05 Publicação póstuma de Bartolomeu Campos de Queirós reúne textos sobre leitura e escrita

Clientes

Publicação póstuma de Bartolomeu Campos de Queirós reúne textos sobre leitura e escrita

May 02, 2012

O prestigiado escritor brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós, falecido em janeiro deste ano, teve uma profícua produção publicada em livros e periódicos, mas nunca antes coligida. A Autêntica Editora lança agora 'Sobre ler, escrever e outros diálogos', organizado por Júlio Abreu, reunindo textos de diferentes épocas que abordam desde a infância do autor, sua relação com a educação e seu trabalho como escritor.

O material selecionado permite que se tenha uma ideia mais ampla do pensamento crítico de Bartolomeu, sobretudo quando se trata de leitura, de educação e de seu ofício como escritor, ampliando o acesso dos leitores às suas obras.

O livro se divide em duas partes. Na primeira, Leitura e Memória, o autor fala sobre sua relação inicial com a escrita e com a leitura, seus primeiros anos na escola, seu primeiro livro. De forma emocionada, Bartolomeu relembra o pai, a mãe e, com carinho especial, descreve o gosto peculiar do avô por escrever, nas paredes da casa, frases que o menino decifrava aos poucos, palavra por palavra, ansiando pelas próximas tramas a serem escritas no cimento, que foi seu primeiro livro.

O segundo conjunto, Leitura e Educação, reúne textos que contam sobre sua atuação como educador, quando foi professor de uma escola experimental ligada ao Ministério da Educação. Também fala sobre sua condição de escritor, o compromisso com o jovem leitor e sua busca por formas de dialogar com esse público através da escrita. Os vários assuntos discorridos no livro são retomados e desenvolvidos em textos de diferentes entonações, pois, enquanto alguns foram produzidos para fins mais coloquiais, como seminários, outros foram escritos sob encomenda; e todos foram mantidos em sua forma original.

O livro faz parte da série Conversas com o professor, que tem como propósito facilitar, principalmente ao professor do Ensino Fundamental, o acesso ao conhecimento produzido pela Academia numa linguagem não-acadêmica, sem sofisticações teóricas, que leve em conta a vivência e a experiência desse professor. Sua proposta é, portanto, apontar para os múltiplos caminhos e promover reflexão, questionamento, ampliação e enriquecimento sobre e dessa bagagem; acima de tudo, instigar, provocar, seduzir e convidar a uma conversa fluente e acolhedora cujo resultado final seja realmente uma troca. A série já conta com outros dois títulos: A imagem nos livros infantis - Caminhos para ler o texto visual, de Graça Ramos, e O professor e a literatura – Para pequenos, médios e grandes, de Ligia Cademartori.

Sobre o autor - Bartolomeu Campos de Queirós (1940-2012) viveu sua infância em Papagaios, cidade do centro-oeste de Minas. Com formação nas áreas de educação e arte, cursou o Instituto Pedagógico de Paris. Desde os anos 1970, teve destacada atuação como educador, em vários níveis, contribuindo com importantes projetos para a Secretaria de Estado da Educação e para o Ministério da Educação. Participou do Projeto ProLer, da Biblioteca Nacional, dando conferências e seminários sobre educação, leitura e literatura. Foi um dos idealizadores e co-fundador do Movimento por um Brasil Literário. Sua obra alcançam mais de 40 livros publicados no Brasil,  vários deles traduzidos e editados em outros países.

Sobre o organizador - Júlio Abreu, natural de Abre Campo, MG, é formado em Letras e Design Gráfico. Lecionou Português e Literatura para o ensino fundamental, trabalhou como livreiro e foi editor-assistente na Autêntica Editora. Editou, com Ricardo Novais, a coleção de poemas e desenhos Relógio do Rosário. Atualmente dirige, ao lado de Leonora Weissmann, a Jiló Design, que desenvolve projetos de design gráfico.

Confira capítulo inicial de Sobre ler, escrever e outros diálogos.

Título: Sobre ler, escrever e outros diálogos
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós
Organizador: Júlio Abreu
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Número de páginas: 120
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-6538-122-2
Série: Conversas com o professor

Mais informações sobre os livros publicados pela Autêntica Editora estão disponíveis no Portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br

Document Actions

Logo Autêntica 15 anosO Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Marina Puzzuoli | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom