Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 05 Romance aborda traição e mentira em vilarejo durante inverno escandinavo

Clientes

Romance aborda traição e mentira em vilarejo durante inverno escandinavo

May 14, 2012

Prosa sutil, aguda e tensa são marcas da finlandesa Tove Jansson em romance inédito no Brasil

Após a queda das folhas que deixa as copas das árvores nuas no outono sueco, o inverno bate à porta com força total, cobrindo janelas e telhados com sua branca, macia e vasta neve. O sol nasce tarde e se põe muito cedo. É no início do inverno que a história de Katri Kling e Anna Aemelin começa e é narrada pela finlandesa Tove Jansson de forma sutil e tensa em A traidora honrada. O romance é lançado agora no Brasil, com tradução de Guilherme da Silva Braga, pelas editoras Autêntica e A Bolha, na coleção Just a Bubble, que apresenta ao leitor brasileiro obras de literatura de vanguarda.

Katri Kling e Anna Aemelin são muito diferentes. Katri vive em cima de uma mercearia e é muito misteriosa. Em um lugar onde olhos azuis são comuns, ela carrega íris amareladas, muita determinação para tomar decisões e não gosta de nada nem ninguém, exceto de seu irmão Mats, de seu cachorro que ela se recusa a dar nome e dos números. Já Anna parece ser o oposto de Katri. Apesar de um pouco distante, é uma mulher respeitada em todo o vilarejo por sua gentileza e que gosta de deixar sua imensa casa durante as alvoradas para pintar seus quadros precisamente detalhados. Ao longo do romance, as duas mulheres estarão enredadas numa batalha de ideais que ameaça destruir suas mais caras ilusões.

A traição — as mentiras que contamos para nós mesmos e as que contamos para os outros – é o tema deste que é o romance mais desconcertante e imprevisível dos escritos por Tove Jansson. Ela lança um olhar ainda mais sombrio sobre os temas que animaram seus trabalhos mais primorosos, desde sua singela fábula sobre a vida numa ilha, Sommerbuch, até a famosa série de estórias protagonizadas por Moomin: solidão e comunidade, a vida e a arte, o amor e o ódio.

Sobre a autora - Tove Jansson (1914-2001) nasceu em Helsinque e pertencia à minoria de língua sueca que vive na Finlândia. Seu pai era um escultor e sua mãe uma designer gráfica e ilustradora. Seu primeiro trabalho de ilustração foi publicado quando tinha 15 anos de idade. Quatro anos depois publicou um livro sob pseudônimo. Após temporadas estudando belas artes em Paris e Helsinque retornou à capital finlandesa, onde nos anos 1940 e 1950 ganhou renome por suas pinturas e murais. De 1929 até 1953, Jansson trabalhou com ilustrações de humor e charges políticas para a Garm, uma revista antifascista de esquerda publicada na Finlândia e Suécia. Tornou-se internacionalmente conhecida por sua contribuição à literatura infantil, com famosa série de estórias protagonizadas por Moomin, pela qual foi agraciada com o Prêmio Hans Christian Andersen em 1966. Em 1994, ela recebeu o Prêmio da Academia Sueca.

Sobre o tradutor - Guilherme da Silva Braga é tradutor literário, licenciado em inglês e português e mestre em literatura comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Traduziu dezenas de autores clássicos e modernos, como Edgar Allan Poe, Emily Brontë, Jack Kerouac e David Lodge, na maioria das vezes do inglês. Do sueco, traduziu o volume Senhorita Júlia e outras peças (Hedra), de August Strindberg, e os contos "O desenho a nanquim" e "Vox populi", de Hjalmar Söderberg, publicados na revista Arte e Letra: Estórias.

Sobre a coleção Just a Bubble - Esta coleção, lançada pelas editoras Autêntica e A Bolha e com coordenação editorial de Rachel Gontijo Araujo e Stephanie Sauer, faz uma ponte, desgarrada dos gostos tradicionais, entre a literatura independente estrangeira e a brasileira. Já estão publicados: Seu corpo figurado, de Douglas A, Martin, Je Nathanaël, de Nathanaël (Nathalie Stephens), e Incubação - Um espaço para monstros, de Bhanu Kapil.

Título: A traidora honrada
Título original: Den ärliga bedragaren
Autora: Tove Jansson
Tradução: Guilherme da Silva Braga
Número de páginas: 160
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-65381-14-7
Coleção: Just a Bubble

Mais informações sobre os livros das editoras Autêntica e A Bolha estão disponíveis nos portais www.autenticaeditora.com.br e www.abolhaeditora.com.br

Document Actions

Logo Autêntica 15 anosO Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. Desde então, as três linhas editoriais ganharam autonomia e se transformaram em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Marina Puzzuoli | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom 

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom