Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 06 Antropóloga analisa o sentido do amor em diversas sociedades

Clientes

Antropóloga analisa o sentido do amor em diversas sociedades

Jun 18, 2012

Ainda que a experiência amorosa seja universal, a percepção desse sentimento não ocorre exatamente da mesma maneira em todas as sociedades. Trabalhando com conceitos como selvageria, domesticação e disciplinamento do amor, a filósofa e antropóloga Josefina Pimenta Lobato demonstra, em 'Antropologia do amor – do Oriente ao Ocidente', lançamento da Autêntica Editora, como diversas tradições elaboram e dão sentido a essa experiência.

A autora percorre o imaginário amoroso de diversos povos, desde os poemas dos antigos trovadores medievais até as narrativas do Oriente Médio e Índia, para identificar as diferenças e inesperadas coincidências dessa atmosfera transcultural.

Até os anos 1980, os antropólogos apontavam o amor romântico como um produto somente da cultura Ocidental. Posteriormente, outras teses desmistificaram a teoria, criando os conceitos de amor domesticado, que glorifica a paixão e o descontrole, e o amor disciplinado, que nega justamente o mesmo entusiasmo. Neste sentido a trágica estória de Tristão e Isolda, a selvageria do amor em Layla e Majnun e a paixão sagrada de Krishna e Radha são algumas das obras literárias que inspiram a investigação da autora.

Composto por quatro capítulos, a obra contempla temas como a origem do amor romântico, a celebração do amor no século XII, o amor disciplinado no contexto indiano e, finalmente, como se dá a construção do amor domesticado no mundo dos indivíduos. O livro se aprofunda muito além do “interesse meramente local para situar-se entre as obras de escopo universal”, como cita, na apresentação do livro, Rita Laura Segato, mestre e doutora em antropologia social pela Universidade Queen de Belfast, Irlanda do Norte. “O leitor tem em suas mãos uma obra de rara erudição e capaz de oferecer pistas para dilemas tanto de ordem acadêmica quanto existencial”, conclui.

Confira aqui capítulo inicial do livro.

Sobre a autora - Josefina Pimenta Lobato é doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora titular da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade da FUMEC (Fundação Mineira de Educação e Cultura) e professora aposentada da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Título: Antropologia do amor - do Oriente ao Ocidente
Autora: Josefina Pimenta Lobato
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Número de páginas: 144
Preço: R$ 39,80
ISBN: 978-85-6538-12-9

Mais informações sobre os livros publicados pela Autêntica Editora estão disponíveis no Portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br

Document Actions

Logo Autêntica 15 anos

O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Naya Whitaker | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom