Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 06 Diálogo imaginário entre uma filósofa e uma menina desvenda profundas questões filosóficas

Clientes

Diálogo imaginário entre uma filósofa e uma menina desvenda profundas questões filosóficas

Jun 06, 2012

'O que você vê? - Uma conversa filosófica' é uma introdução à filosofia, uma excelente oportunidade para levar leitores adolescentes a questionar e refletir sobre o mundo que os cerca, especialmente sobre as imagens, qualquer tipo de imagens com as quais eles podem se confrontar: as que vemos no espelho, as fotos, as imagens criadas pelos artistas, as que vemos na televisão (imagens da atualidade, da publicidade) ou até as imagens "proibidas". O livro fala também sobre a importância dos textos orais ou escritos que, eventualmente, acompanham essas imagens.

Durante uma longa conversa, a filósofa Marie José e uma aluna adolescente, Emma, abordam questões extremamente pertinentes e encontram respostas igualmente pertinentes. O leitor perceberá, por exemplo, que não é porque vemos a mesma coisa que pensamos a mesma coisa, que as imagens e os textos nos fazem ver e compreender aquilo que nossos olhos não vêem... e descobrirá muitas outras coisas importantes a respeito do mundo em que vive.

A obra baseia-se na experiência da autora conversas sobre o tema com alunos de escolas francesas, em encontros que aconteceram ao longo de dois anos consecutivos.

As ilustrações de Sandrine Martin, em nanquim e guache, se misturam ao texto, num recurso típico das histórias em quadrinhos. A presença de balões de diálogo dá leveza e movimento ao texto, do mesmo modo que o destaque de pequenos textos-síntese, como acontece em jornais impressos.

Sobre a autora do texto – Filósofa e escritora, Marie José Mondizain é diretora de pesquisa no CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Especialista em comunicação por imagens, é autora de vários livros, entre os quais A arca e o arco-íris: Michelangelo, o teto da Capela Sistina (Le Passage, 2006), O comércio dos olhares (Seuil, 2003) e A imagem pode matar? (Bayard, 2002). Dirigiu o grupo Ver em Conjunto, que reúne contribuições de personalidades do mundo da criação e do pensamento.

Sobre a ilustradora - Sandrine Martin nasceu em 1979. Estudou na escola Les Arts Décoratifs, de Paris, e trabalha para a imprensa e para editoras de livros infantis. Ganhou o prêmio Fnac para jovens talentos de histórias em quadrinhos em 2003.

Título: O que você vê? - Uma conversa filosófica
Texto: Marie José Mondzain
Ilustrações: Sandrine Martin
Formato: 15 x 20 cm
Número de páginas: 180
Preço: R$ 34,00
Faixa etária: a partir de 12 anos 
ISBN: 978-85-7526-552-9

Mais informações sobre os livros publicados pela Autêntica Editora estão disponíveis no Portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br

Document Actions

Logo Autêntica 15 anosO Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Naya Whitaker | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom