Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 07 Historiador discute a legitimidade do audiovisual como fonte e objeto de pesquisa

Clientes

Historiador discute a legitimidade do audiovisual como fonte e objeto de pesquisa

Jul 12, 2012

Rafael Rosa Hagemeyer lança 'História & Audiovisual' na sexta-feira, 20 de julho, durante o Simpósio Internacional de História Pública, que acontece no Prédio de História da Universidade de São Paulo

As relações entre a produção historiográfica e os registros audiovisuais – cinema, animação, videogames, clipes etc. – são variadas. Em História & Audiovisual, lançamento da Autêntica Editora, o pesquisador e mestre em história Rafael Rosa Hagemeyer apresenta um estudo sobre a utilização do registro audiovisual como fonte de pesquisa e objeto de estudo historiográfico.

Hagemeyer parte de alguns pressupostos para analisar a complexa relação que se estabelece entre as esferas do audiovisual e o conhecimento histórico. Em primeiro lugar, uma série de produtos culturais cabe no conceito “audiovisual”. Segundo, nem todo registro é um produto cultural, uma vez que há diversos graus de manipulação e edição envolvidos. E, em terceiro lugar, o historiador pode usar o audiovisual de várias maneiras: como fonte de informações, como objeto privilegiado de análise, como formação de um conjunto de técnicas e linguagens, como forma de representação da história. Daí a importância da narrativa do audiovisual para a formação e apreensão da história.

Para discutir o tema, o autor propõe reflexões sobre a difícil constituição do audiovisual no campo do conhecimento das ciências humanas e, sobretudo, no campo da história; sobre o desenvolvimento técnico dos audiovisuais e o chamado efeito realista produzido pela invenção e pela difusão de aparelhos de captura de sons e imagens em movimento, sua exploração comercial e seus usos políticos; e sobre as diversas formas de narrativa histórica presentes nos audiovisuais.

História & Audiovisual integra a coleção História &... Reflexões, que oferece ao leitor uma introdução sobre temáticas lacunares da História, sejam elas teórico-conceituais ou metodológicas. Já conta com outros 14 títulos que relacionam a História a temas como documento e metodologia de pesquisa, fotografia, gênero, história cultural, ensino de história, imagens, livro e leitura, modernismo, música, natureza, religião, região e globalização, sociologia e turismo cultural.

Confira aqui capítulo inicial da obra.

Sobre o autor – Rafael Rosa Hagemeyer é mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Foi professor de História da Comunicação e da Arte na Universidade Positivo, de Curitiba, entre 2004 e 2007, ano em que realizou pós-doutorado em História da Arte na Universidade Autônoma de Madri, pesquisando a iconografia das Guerras de Independência. Desde 2008, é professor do curso de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), além de ser responsável pela Prática Curricular em Imagem e Som – grupo de disciplinas do Laboratório de Imagem e Som dedicadas a dar aos estudantes de História suporte teórico-metodológico sobre o uso das fontes audiovisuais e o desenvolvimento de projetos didáticos de produção audiovisual. Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre as relações entre cinema e ideologia nos filmes que representam a classe operária nos anos 1970.

TítuloHistória & Audiovisual 
Autor: Rafael Rosa Hagemeyer
Número de páginas: 160
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-65381-35-2

Lançamento durante o Simpósio Internacional de História Pública
Data: 20 de julho, sexta-feira, às 14h
Local:  Universidade de São Paulo (USP) -  Campus Butantã -  Prédio de História -Sala Ilana Blaj
Av. Lineu Prestes, 338 - São Paulo (SP)
Site do evento: http://historiapublica.com/

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anos
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Naya Whitaker | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom