Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 08 Staël Gontijo autografa 'Marília de Dirceu' na Bienal

Clientes

Staël Gontijo autografa 'Marília de Dirceu' na Bienal

Aug 08, 2012

Autora do romance biográfico sobre a musa inspiradora da Inconfidência Mineira e dos versos do poeta símbolo do Arcadismo, Thomaz Antônio Gonzaga, autografa na quinta-feira, 16 de agosto, às 17h, no estande do Grupo Editorial Autêntica: L78

Maria Dorothea Joaquina de Seixas se tornou figura emblemática pelos versos escritos por seu grande admirador, o poeta símbolo do Arcadismo, Thomaz Antônio Gonzaga (1744-1810), na obra 'Marília de Dirceu'. Muito do que se sabe sobre essa musa inspiradora consta nas palavras do poeta que, entre decassílabos e redondilhas, homenageou a força dessa mulher fascinante. Baseada na biografia histórica 'Maria Dorothea – A musa revelada', de Alexandre Ibañez, a Editora Gutenberg apresenta agora uma nova face dessa importante personagem de nossa história, no romance biográfico 'Marília de Dirceu: A musa, a Inconfidência e a vida privada em Ouro Preto no século XVIII', escrito por Staël Gontijo.

Tendo como pano de fundo a Inconfidência Mineira, a obra busca mostrar outra face desta mulher marcante, à frente de seu tempo, que sofreu – e superou – os preconceitos de sua época: o sexual, como uma mulher que viveu 85 anos de um século que se pautou pelo machismo; o social, como noiva de um inconfidente, e depois como solteirona reclusa em seu mundo de perdas; e o religioso que a confinou à solidão de uma vida casta. Passando por cima de tudo isso, realizou com dignidade rara uma ascensão estável naquela sociedade paternalista e foi considerada uma celebridade de quem até o imperador quis beijar a mão. 

A história tão misteriosa de Maria Dorothea se perdeu entre a tradição oral e a dúvida se não era apenas uma lenda, já que não existem diários ou documentos de fontes primárias que provem sua existência. Diante do obstáculo da escassez de dados, a autora mergulha no pequeno vilarejo de Vila Rica, como ela explica na introdução ao livro: “Ao moldar versos à pesquisa histórica, encontrei uma Vila Rica pululante, onde pude ouvir o trote dos cavalos adentrando nas vielas; as carruagens rangendo desesperadas na fuga de ladrões sedentos de ouro. Caminhei por praças abarrotadas de sinhás em seda e tafetá, refresquei-me em chafarizes ornados de escravas buliçosas. Senti os aromas pitorescos do fogão a lenha, aquecido pela marcação dos sinos. Lastimei o açoite de escravos ao raiar do dia, e os segredos de alcova que as noites encobriam”.

Debruçando-se em uma sociedade que chegou a ser comparada com Londres e França de sua época, Staël Gontijo nos encanta com a complexidade desta personagem em um relato claro e verdadeiro sobre o caráter e a evolução pessoal da mineira que ganhou uma das mais apaixonadas poesias de todos os tempos.

Alexandre Ibañez nasceu em São Paulo, capital, é membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, professor e pesquisador biógrafo de Maria Dorothea, a Marília de Dirceu, e Thomas Antonio Gonzaga. Conheceu a história e a obra Marília de Dirceu ainda menino em São Paulo, quando estudava no Ensino Médio. Passados alguns anos, estudou Sociologia, Administração de Marketing e um MBA em Gestão de Negócios. Logo que formou-se passou a dar aulas de História e Geografia. Lecionou por oito anos. Então, com a pretensão de complementar os estudos, foi para Europa. Alguns anos depois, de volta ao Brasil, retomou sua paixão pela história de Marília de Dirceu e, a partir de uma longa pesquisa, escreveu a biografia Maria Dorothea – A musa revelada.

Staël Gontijo nasceu em Bom Despacho, Minas Gerais. Escritora e jornalista, é autora de romances, documentários e de contos. Seu primeiro livro Cogumelo de Espuma (2008) já teve os direitos de publicação vendidos na Espanha (Incógnita Editorial) e nos Estados Unidos (Portfolio GM). Em 2011 foi premiada com o conto “Jardin des Âmes” pelo prestigiado Institut Litteráire – Sorbonne Nouvelle (Universidade Sorbonne).

Confira aqui capítulo inicial da obra.

Título: Marília de Dirceu: A musa, a Inconfidência e a vida privada em Ouro Preto no século XVIII
Autora: Staël Gontijo
Número de páginas: 240
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 39,80
ISBN: 978-85-65383-17-2

Sessão de autógrafos com Staël Gontijo
Data: quinta, 16 de agosto, às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana
Estande do Grupo Autêntica - Rua L, nº 78

Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

 

Logo Autêntica 15 anosO Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Naya Whitaker | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom