Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 09 Autêntica Editora lança coleção sobre práticas docentes para professores da educação básica

Clientes

Autêntica Editora lança coleção sobre práticas docentes para professores da educação básica

Sep 06, 2012

A Autêntica Editora lança mais uma coleção de obras voltadas aos docentes da educação básica em suas três etapas: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

O desafio aqui foi fazer a mediação entre o conhecimento produzido no ensino universitário e as práticas educacionais dos professores das diferentes áreas da educação básica. Com esse propósito, os livros que integram a Coleção Práticas Docentes apresentam ferramentas teórico-metodológicas para serem utilizadas segundo os saberes dos docentes da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio na contemporaneidade. 

Quatro títulos marcam a estreia da coleção: Estética filosófica para o ensino médio; Canção popular brasileira e ensino de História; Pele silenciosa, pele sonora: a literatura indígena em destaque; e Conhecimento e imaginação: sociologia para o ensino médio. Veja detalhes de cada a seguir.

Estética filosófica para o ensino médio

Autor: Fernando R. de Moraes Barros
Número de páginas: 144
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 43,00
ISBN: 978-85-65381-06-2

Contendo reflexões que abarcam a longa duração, esta obra brinda o leitor com questões cruciais para o entendimento do debate travado na Atenas socrática (470–399 a.C.), período áureo que marca o despertar da filosofia como “conhecimento de si”, até o último século no Brasil. Mais que respostas prontas, definitivas, suas páginas são um convite ao aprender a historicizar o(s) conceito(s) de Belo e a duvidar da existência de um “padrão de gosto” universal e atemporal. Em um mundo cada vez mais dominado pelas linguagens visuais, sonoras e cênicas, as reflexões aqui contidas têm o mérito, dentre outros, de problematizar a complexa relação entre aparência e realidade. Comprometido com esse princípio, o autor nos ensina que à arte não cabe dissolver as diferenças, mas, antes, oferecer-nos um mínimo de determinação para que possamos enxergar e compreender o múltiplo, o desigual, as tensões, condições essenciais à construção de um mundo norteado pelo verbo “transformar”.

Confira aqui capítulo inicial da obra.

Sobre o autor – Professor adjunto de Filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC) Fernando R. de Moraes Barros é doutor, mestre, bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade de são Paulo (USP).

Canção popular brasileira e ensino de História:
Palavras, sons e tantos sentidos

Autora: Miriam Hermeto
Número de páginas: 216
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-65381-20-8

Este livro oferece ao leitor o resultado de cerca de quinze anos de experiência com docência na educação básica, no ensino superior e em pesquisas sobre História, Ensino e Música. Destinado, em especial, à formação continuada de professores do ensino médio, a autora não apenas mostra como usar os diferentes gêneros da canção popular brasileira como fonte e objeto de pesquisa em sala de aula, como também apresenta uma abordagem inovadora sobre o circuito das comunicações no campo da música.

Confira aqui capítulo inicial da obra.

Sobre a autora - Miriam Hermeto é professora do Departamento de História da FAFICH/UFMG, com doutorado nessa área de conhecimento e mestrado em Educação, ambos pela mesma universidade.

Pele silenciosa, pele sonora: a literatura indígena em destaque

Autora: Janice Thiél
Número de páginas: 168
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-65381-21-5 

Destinado à formação continuada dos professores do ensino médio, este livro propõe caminhos de leitura de obras das literaturas indígenas brasileira e das Américas. Nele, o leitor adentrará o universo cultural indígena, conhecerá as especificidades de sua produção literária e descobrirá reflexões sobre as identidades indígenas construídas por índios e não índios ao longo de séculos. Além disso, encontrará atividades criadas para a inserção de obras indígenas na sala de aula. Ao valorizar novas dimensões de conhecimento e de inclusão social e cultural, esta obra contribui para a promoção do letramento literário, informacional e crítico de professores e alunos.

Confira aqui capítulo inicial da obra.

Sobre a autora – Janice Thiél é doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e no Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade).

Conhecimento e imaginação: sociologia para o ensino médio

Autores: Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Patricia Rivero e Tania Quintaneiro 
Número de páginas: 248
Formato: 16 x 23 cm
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-65381-24-6

As novas oportunidades de trabalho oferecidas aos sociólogos, particularmente a docência no ensino médio, geraram também a busca por um conhecimento da ciência social mais aprofundado e organizado. Este livro oferece apoio teórico e pedagógico à prática sociológica, discutindo os conceitos fundamentais e as abordagens teóricas necessárias à compreensão dos temas mais importantes e propondo questões metodológicas e perspectivas de análise de dados e informações sociais. Ao mesmo tempo, apresentam-se formas práticas de aprender e ensinar a sociologia, permitindo olhares sobre a realidade social brasileira orientados por uma perspectiva científica: são sugeridas leituras auxiliares para cada tema, bem como filmes que possam enriquecer a visão sobre eles. Em suma, a partir da experiência das autoras, esta obra apresenta uma introdução sistemática à sociologia no ensino médio.

Confira aqui capítulo inicial da obra.

Sobre os autores – Maria Ligia de Oliveira Barbosa é graduada em Ciências Sociais pela UFMG e doutora na mesma área pela Unicamp. Atualmente, é professora na UFRJ. Tania Quintaneiro é graduada em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política pela UFMG. É professora aposentada do Departamento de Sociologia e antropologia da mesma instituição. Patricia Rivero é graduada pela Universidade da República do Uruguai, doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e pós-doutora em sociologia pelo Institute de Recherche sur l’Economie et Sociologie de l’Éducation. Atualmente, é professora da UFRJ.

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Grupo

O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Flavia Santos | [email protected]   
Gabriel Capucho | [email protected] 
Naya Whitaker | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom