Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 09 Fábula de Kafka é alegoria da vida e seus perigos

Clientes

Fábula de Kafka é alegoria da vida e seus perigos

Sep 20, 2012

Um rato percorre as ruas de uma cidade, sentindo que os muros e os espaços se estreitam cada vez mais e o acuam, até chegar a um beco sem saída, onde o enorme gato que o espreitava o tempo todo está a sua espera. 'Pequena fábula', lançamento da Autêntica Editora, é uma alegoria da vida, com seus perigos e armadilhas muitas vezes inevitáveis, de um dos maiores escritores do século XX, Franz Kafka.

Assim como em outros títulos que  consagraram o autor como um clássico da literatura universal, aqui também o rato vive uma situação “kafkaniana”, termo que define não só o estilo do autor, mas também qualquer situação sufocante e aterradora. Ao se encontrar encurralado num mundo tão grande e ao mesmo tempo tão estreito, o rato tem de decidir que rumo tomar: continuar seu caminho ou se tornar o jantar o gato.

As ilustrações do mexicano Enrique Martínez traduzem o crescente de opressão que o rato vive, seja por suas cores escuras e acinzentadas, seja pelas imagens que vão ficando cada vez maiores, se aproximando dele e reduzindo seu espaço de liberdade. Num roteiro metafórico, as figuras de soldados armados que prendem um homem que carrega um livro remetem, ainda, à repressão política. 

Liberdade e opressão, livre-arbítrio e escolhas pessoais são alguns dos temas que o livro aborda nessa pequena fábula para todas as idades.

Sobre o autor – Franz Kafka nasceu em Praga, Checoslováquia, em 1883 e faleceu em Kierling, Áustria, em 1924. É autor de clássicos como O castelo, O processo e Metamorfose. A saúde frágil, a oposição da família, os amores frustrados e o emprego burocrata não o impediram de se tornar um autor imprescindível da literatura universal – a tal ponto que o termo “kafkiano” define não apenas sua escrita, mas também situações como as que vivem seus personagens, sempre confrontados com um mundo complexo, com regras desconhecidas e nunca compreendidas. 

Sobre o ilustrador – Enrique Martínez nasceu em Cuba em 1947. É um ilustrador cada dia mais conhecido e respeitado: já ilustrou mais de 300 livros em Cuba, no México, na Venezuela, na Nicarágua, na Colômbia, no Brasil, nos Estados Unidos, no Japão, na Espanha e em outros países. Sua imaginação não está presa entre muros estreitos: ganhou o Primeiro Prêmio no II Concurso de Livro Ilustrado com o livro A La Orilla Del Viento, no México; o Grande Prêmio do Concurso NOMA, no Japão; o Primeiro Prêmio do Concurso Nacional de Ilustração do Instituto Cubano do Livro e a Medalha de Bronze do Concurso “Mais Belo Livro Infantil”, na Alemanha. É um ilustrador que busca sempre novos rumos: fez versões de clássicos de todo tipo, inclusive Joan Manuel Serrat e José Martí. 

TítuloPequena fábula
Autor: Franz Kafka
Ilustrações: Enrique Martínez
Tradução: Cristina Antunes
Número de páginas: 32
Formato: 20 x 20 cm
Preço: R$ 29,00
Indicação: a partir de 9 anos
ISBN: 978-85-65381-68-0

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322 

Document Actions

Logo Grupo

O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Flavia Santos | [email protected]   
Gabriel Capucho | [email protected] 
Naya Whitaker | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom