Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 09 Lucia Castello Branco lança em Tiradentes livro infantil inspirado em Caetano Veloso

Clientes

Lucia Castello Branco lança em Tiradentes livro infantil inspirado em Caetano Veloso

Sep 17, 2012

Sessão de autógrafos acontece no próximo sábado, 22 de setembro, às 11h, durante o Primeiro Festival Internacional de Artes de Tiradentes, no Centro Cultural Yves Alves

Texto poético, o livro O menino e a lágrima de  Vênus, da autora mineira Lúcia Castello Branco, conta a história de um menino sensível e sua relação com a vida e a natureza. Inspirado em fatos da vida do cantor e compositor Caetano Veloso.

O livro pela autora

Quando li o delicioso relato de Dona Canô, em suas Lembranças do saber viver, colhidas por Antônio Fernando Guerreiro de Freitas e Arthur de Assis, fiquei parada em uma de suas memórias de família. Era uma cena de Caetano Veloso, ainda menino, que ela relatava com a sutileza de um olhar todo seu: “No meio do terraço tinha uma planta com umas folhas assim, parecendo de bromélia, mas não era, e dava uma flor, um lírio, chamava-se Lágrima de Vênus, que, quando abre, cai uma lágrima.”

A história prosseguia em ritmo de narrativa oral, e se encerrava numa frase coloquial, atribuída a Caetano: “– Tô vendo a lágrima cair. Não vou sair daqui não, enquanto a lágrima não acabar de cair.”

A frase, já envolvida em ternura, não se comparava à ternura desse olhar de mãe de poeta, que Dona Canô parece sempre ter tido. E então, ao escutá-la assim, destacada de seu contexto, pus-me a devanear sobre esse menino poeta que tantas vezes me fez chorar com suas canções.

E assim fui me deixando levar: da lágrima de Vênus ao menino ilágrime, do menino poeta às cenas de amor ímpar que atravessam a infância e o olhar infantil. Por fim, tive a certeza de que minha comoção se devia não só à poesia do menino, mas sobretudo ao poema já antecipado no olhar de sua mãe. E tentei dizer, evocando as palavras de Caetano, o meu poema para essa aberta flor do amor: “E brilhas dentro, aqui.”

TítuloO menino e a lágrima de Vênus
Autora: Lucia Castello Branco
Ilustradora: Maria José Boaventurá
Número de páginas: 40
Formato: 21 x 24 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-8217-035-9

Lançamento em Tiradentes
Data: sábado 22 de setembro, às 11h
Local: Centro Cultural Yves Alves
Rua Direita, 168 - Tiradentes (MG)

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anosO Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Flavia Santos | [email protected]   
Gabriel Capucho | [email protected] 
Naya Whitaker | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom