Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 09 Pedagoga sugere 100 exercícios lúdicos para professores da educação infantil

Clientes

Pedagoga sugere 100 exercícios lúdicos para professores da educação infantil

Sep 11, 2012

A infância é o momento em que se desenvolvem todas as potencialidades afetivas, cognitivas e motoras do ser humano. E muito desse desenvolvimento se deve às brincadeiras. Com o objetivo de auxiliar e indicar bons exercícios lúdicos a professores da educação infantil, a pedagoga Dalila Juca reúne uma centena de sugestões em 'Falando sério: 100 brincadeiras', lançamento da Autêntica Editora.

Brincando, a criança exercita a coordenação de movimentos, atenção, memória, raciocínio, percepção, pensamento abstrato e linguagem, além de aprender a descobrir, expressar e elaborar suas emoções e vontades, e a se relacionar com os outros. Brincadeira é, portanto, coisa muito séria. Daí a importância de a educação infantil contemplar os diversos tipos de linguagem e, principalmente, as brincadeiras, que devem ser realizadas em diferentes ambientes, internos e externos, ampliando a criatividade e a autonomia da criança.

A obra de Dalila Jucá mostra por que a brincadeira, seja livre ou com intenções pedagógicas, é tão importante para o desenvolvimento integral das crianças e como utilizá-la como recurso no processo de aprendizagem. E traz 100 atividades para o educador aplicar dentro do ambiente escolar, atuando como mediador no processo de ensino-aprendizagem com um olhar atento às brincadeiras, de forma que atendam às necessidades individuais e coletivas, de acordo com a faixa etária das crianças.

Todas as atividades são ligadas ao aprendizado de habilidades motoras e adequadas à faixa etária das crianças que frequentam creches e pré-escolas. Cada uma das brincadeiras propostas apresenta os objetivos, o material necessário para sua execução (pouco ou praticamente nenhum) e seu desenrolar, além de inúmeras fotos ilustrativas.

Confira aqui capítulo inicial da obra.

Sobre a autora – Dalila Jucá é pedagoga, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica e orientadora educacional, é também coordenadora do Centro de Educação Infantil Almerinda de Albuquerque, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. É autora do livro infantil A vida no sertão é feliz ou não?, editado em 2010 pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), e do livro de formação do professor Vai começar a brincadeira..., editado em 2011 pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).

Título: Falando sério: 100 brincadeiras
Autora: Dalila Jucá
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 80
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-65381-47-5

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anos
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Flavia Santos | [email protected]   
Gabriel Capucho | [email protected] 
Naya Whitaker | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom