Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 09 Pesquisadores refletem sobre as perspectivas da Educação Matemática

Clientes

Pesquisadores refletem sobre as perspectivas da Educação Matemática

Sep 14, 2012

Vertente da Educação Matemática, a Etnomatemática surgiu em meados dos anos 1970, com base em críticas sociais sobre o ensino tradicional da matemática, como a análise das práticas matemáticas em seus diferentes contextos culturais. Sua principal referência é o brasileiro Ubiratan D’Ambrosio. Após 40 anos, pesquisas recentes apontam para novas perspectivas e funcionalidades da Educação Matemática em relação a sua política de conhecimento e de ensino. Em ‘Etnomatemática em movimento’, lançamento da Autêntica Editora, as pesquisadoras Gelsa Knijnik, Fernanda Wanderer, Ieda Maria Giongo e Claudia Glavam Duarte refletem sobre os rumos para a prática docente na área.

Apoiadas nos filósofos Michel Foucault e Ludwig Wittegenstein, as autoras propõem ideias e formulações para a construção de modelos de escolarização, que incluem conteúdos além daqueles usualmente integrantes do currículo escolar, a partir de análise da situação educacional no país e das novas configurações econômicas, sociais, culturais e políticas do mundo atual.

Em sua primeira parte, o livro revela o que já foi produzido neste campo do conhecimento, evidenciando o que há de comum e particular entre eles.  Já na segunda e na terceira partes, a discussão gira em torno das pesquisas realizadas pelas autoras junto ao Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade, da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), no Rio Grande do Sul, apresentando exemplos do uso desta perspectiva em distintas conjunturas, que questionam o discurso da matemática comumente praticado nas escolas, e a identificação de jogos de linguagem matemáticos ainda descartados nas práticas pedagógicas.

Conta, em seu final, com uma reflexão sobre as responsabilidades dos educadores e os efeitos da colaboração de estudos e pesquisas para com as práticas escolares, além de uma completa bibliografia voltada aos professores que buscam se aprofundar mais no assunto. A obra integra a coleção Tendências em Educação Matemática, com mais de 20 títulos, que procuram suprir a demanda por textos dirigidos a professores e pesquisadores, estreitando as interações entre a Universidade que produz pesquisa e os diversos cenários onde se realiza a Educação Matemática. 

Confira aqui capítulo inicial da obra.

Sobre as autoras – Gelsa Knijnik é licenciada e mestre em Matemática, com doutorado em Educação. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. Fernanda Wanderer é licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Educação. É professora da Faculdade de Educação da UFRGS. Ieda Maria Giongo é doutora em Educação, atua no Centro Universitário Univates de Lajeado (RS), em cursos de graduação e no mestrado profissional em Ensino de Ciências Exatas. Claudia Glavam Duarte é doutora em Educação, professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Título: Etnomatemática em movimento
Autores: Gelsa Knijnik, Fernanda Wanderer, Ieda Maria Giongo e Claudia Glavam Duarte
Número de páginas: 112
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 32,00
ISBN: 978-85-65381-59-8
Coleção: Tendências em Educação Matemática

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anos
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Flavia Santos | [email protected]   
Naya Whitaker | [email protected]  
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom