Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 10 Coletânea apresenta as contribuições de grandes nomes das ciências humanas para a história da educação brasileira

Clientes

Coletânea apresenta as contribuições de grandes nomes das ciências humanas para a história da educação brasileira

Oct 24, 2012

Tradicionalmente, os clássicos das ciências humanas e sociais têm sido mobilizados e apropriados pelos pesquisadores da história da educação brasileira em seus respectivos campos de estudos. Para refletir sobre como esse pensamento tem sido abordado, a Autêntica Editora lançou, em 2005, o livro 'Pensadores sociais e história da educação', com textos sobre quinze autores, de Karl Marx a Freud, de Bakhtin a Vygotsky, de Gramsci a Hannah Arendt, passando pelos brasileiros Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Florestan Fernandes. Agora, passados sete anos de estudos e grande renovação historiográfica, chega ao leitor o segundo volume da obra, organizada por Eliane Marta Teixeira Lopes e Luciano Mendes de Faria Filho, que reúne 14 artigos sobre pensadores contemporâneos.

A partir de novos olhares, questionamentos e interpretações, 18 pesquisadores brasileiros apresentam reflexões sobre a produção intelectual de pensadores clássicos contemporâneos como Arlette Farge, Carlo Ginzburg, Clifford Geertz, Eric Hobsbawm, Jacques Ravel, Jean-François Sirinelli, Marshall Sahlins, Michel Vovelle, Natalie Zemon Daves, Paul Ricoeur, Peter Burke, Robert Darnton, Roger Chartier e Serge Gruzinski. Os autores da obra – todos pesquisadores e professores na área de Educação – apresentam uma rica abordagem da história da educação e revelam o panorama historiográfico brasileiro a partir do que de mais importante tem sido produzido na área.

Os pesquisadores oferecem aqui um rigoroso estudo sobre as abordagens teórico-metodológicas desses grandes pensadores sociais e historiadores contemporâneos. Sem a pretensão de substituir o contato direto com a obra de cada um dos pensadores abordados, Pensadores sociais e história da educação configura-se como um convite ao leitor para reler esses autores com novas lentes, novas perguntas e novas inquietações.

Sobre os organizadores – Eliane Marta Teixeira Lopes é doutora em Filosofia da Educação pela PUC-SP, professora emérita da UFMG e professora titular (aposentada) de História da Educação da Faculdade de Educação da UFMG. É autora de Da sagrada missão pedagógica (São Francisco, 2003). 

Luciano Mendes de Faria Filho é doutor em Educação pela USP e professor associado da Faculdade de Educação da UFMG. É autor de Edward Palmer Thompson: história e formação (Editora UFMG, 2010).

TítuloPensadores sociais e história da educação – volume 2
Organizadores: Eliane Marta Teixeira Lopes e Luciano Mendes de Faria Filho
Número de páginas: 320
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 47,00
ISBN: 978-85-65381-61-1

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anos
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom