Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 10 Homenagem ao ator Paulo Gracindo amanhã no Rio de Janeiro

Clientes

Homenagem ao ator Paulo Gracindo amanhã no Rio de Janeiro

Oct 15, 2012

O eterno Bem-Amado ganha livro-tributo, escrito por seu filho, Gracindo Jr, e pelo especialista em teledramaturgia, Mauro Alencar. Lançamento de 'Um século de Paulo Gracindo', acontece amanhã, 16 de outubro, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Fashion Mall

Nos anos 1930 e 1940, o Brasil viveu a Era de Ouro do rádio, com suas novelas, programas humorísticos e noticiários, até a chegada da televisão nos anos 1950. É nesse contexto de transformações que surge uma das figuras mais populares e emblemáticas do cenário artístico brasileiro: Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo ou Paulo Gracindo. A história do eterno Bem-Amado é agora resgatada por seu filho, Gracindo Junior, em parceria com o especialista em teledramaturgia Mauro Alencar, em Um século de Paulo Gracindo, lançamento da Editora Gutenberg, que apresenta de maneira fluida e vastamente ilustrada a vida e obra do inesquecível artista multimídia.

Ator, locutor, animador de auditório, compositor, redator e poeta, Paulo Gracindo deu vida a personagens marcantes no rádio, como o Alberto Limonta, de O DIREITO DE NASCER e o Primo Rico do programa BALANÇA MAS NÃO CAI. No cinema, atuou em filmes como A FALECIDA, de Leon Hirszman, e TERRA EM TRANSE, de Glauber Rocha. A partir dos anos 1960, estreia seu programa de auditório na televisão e se junta ao elenco da segunda telenovela do Brasil, A MORTA SEM ESPELHO, de Nelson Rodrigues. Em pouco tempo, passa a integrar o quadro de artistas da Rede Globo. Foi o Tucão, de BANDEIRA 2, o Odorico Paraguaçu, de O BEM-AMADO, o velho Antenor, de OS OSSOS DO BARÃO, o Coronel Ramiro Bastos, de GABRIELA, o João Maciel, de O CASARÃO, o velho Pepê, de MANDALA, entre outros que o eternizaram na memória dos telespectadores e na história da televisão brasileira.

Completam o tributo depoimentos emocionados de consagrados artistas brasileiros, como Bibi Ferreira, Fernanda Montenegro, Eva Wilma, Paulo José, Lima Duarte, José Wilker e Arnaldo Jabor. A dose extra de emoção fica por conta de trechos assinados pelos filhos, que detalham como foi o chefe de família. 

Para Mauro Alencar, “ao assistirmos à trajetória de Paulo Gracindo não há como não (re)conhecer as transformações históricas do Brasil num entrelaçamento entre a ficção e a realidade, formando, com seus personagens, uma identidade nacional”. Gracindo Junior também exprime sua admiração e afeto: “este homem que tantos homens foi, em tantos momentos, dividiu sua vida comigo. Este homem é meu pai, Paulo Gracindo. Este homem é o bem amado”.

Confira aqui algumas das mais de 250  fotos do livro Um século de Paulo Gracindo – O eterno Bem-Amado.

Sobre os autores - Gracindo Junior nasceu no Rio de Janeiro, é um ator brasileiro, filho do também ator Paulo Gracindo. Com passagens pelo rádio, teatro, cinema e televisão, tem seu nome marcado em personagens como João Maciel, de O Casarão(1976), Antonio Sampaio, de Dona Beija (1986), Creonte, de Mandala (1987) e Ricardo Ribeiro, de O Salvador da Pátria (1989). Em minisséries se destacou emMarquesa de SantosChiquinha Gonzaga e Rei Davi. Em 2007 dirigiu o filme Paulo Gracindo – O Bem Amado.

Considerado um dos maiores especialistas sobre telenovelas no mundo, Mauro Alencar é mestre e doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Universidade de São Paulo. Autor do livro A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil, da biografia Nívea Maria – Uma Atriz Real e das adaptações deSelva de PedraO Bem-AmadoPecado CapitalRoque Santeiro e Vale Tudo para a coleção Grandes Novelas. Integra a Academia de Artes e Ciências da Televisão de Nova York, participando do Emmy.

TítuloUm século de Paulo Gracindo – O eterno Bem-Amado
Autores: Gracindo Junior e Mauro Alencar 
Número de páginas: 275 
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 67,00
ISBN: 978-85-65383-10-3

Lançamento no Rio de Janeiro

Data: terça-feira, 16 de outubro, às 19h
Local: Livraria Cultura – Shopping Fashion Mall
Estrada da Gávea, 899 – Lojas 201,202 e 204 – Rio de Janeiro (RJ)

Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Grupo

O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Flavia Santos | [email protected]   
Gabriel Capucho | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom