Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 11 Autor de romance sobre sobreviventes do holocausto promove encontro com personagens reais que inspiraram sua obra

Clientes

Autor de romance sobre sobreviventes do holocausto promove encontro com personagens reais que inspiraram sua obra

Nov 01, 2012

Especialista no holocausto, o escritor e cineasta Marcio Pitliuk acaba de lançar seu primeiro romance, ‘O homem que venceu Hitler’ (Editora Gutenberg), baseado em fatos reais e em depoimentos de sobreviventes. Em novembro, quando completam 74 anos da trágica Noite dos Cristais, Pitliuk promove o II Ciclo de Palestras Sobreviventes do Holocausto.

Nanette, Janine, Tom e Michel moram hoje em São Paulo, mas têm algo a mais em comum: todos viveram sob o domínio nazista. Narrativas vivas que não deixam esquecer a opressão e a barbárie sobre a humanidade, como a Noite dos Cristais, que completa 74 anos na próxima semana. Em 9 de novembro de 1938, em diversos locais da Alemanha e da Áustria, então sob domínio nazi ou Terceiro Reich, aconteceu a chamada Noite dos Cristais (do alemão Reichskristallnacht ou simplesmente Kristallnacht), quando as tropas de Hitler promoveram violentos ataques aos judeus, com destruição de sinagogas, lojas, casas, além de agressões contra qualquer pessoa identificada como judia. 

O homem que venceu HitlerPara que o episódio seja sempre lembrado, como forma de evitar seu retorno, será realizada, durante todo o mês de novembro, uma série de encontros com pessoas que vivenciaram o horror do holocausto. Trata-se do II Ciclo de Palestras Sobreviventes do Holocausto, evento gratuito e aberto ao público, que acontece na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis. A cada segunda-feira, o encontro será com um desses sobreviventes – Nanette, Janine,Tom e Michel –, cujas histórias inspiraram o romance O homem que venceu Hitler, de Marcio Pitliuk, que também fará a mediação das palestras.

5 de novembro – Nanette Konig

Nanette KonigPassou pelo campo de Westerborg, na Holanda, antes de ser encaminhada par a Bergen-Belsen, na Alemanha. Foi colega de escola de Anne Frank e a reencontrou, pouco antes de morrer, no mesmo campo de Bergen-Belsen.

12 de novembro – Janine Schlesinger

Janine SchlesingerNasceu na Polônia, passou pelo gueto de Cracóvia e pelos campos de Plasow (o mesmo retratado no filme A lista de Schindler), Aush witz e Bergen-Belsen. Seus relatos sobre o reencontro com o pai e com o futuro marido são emocionantes.

19 de novembro – Tom Venetianer

Tom VenetianerNasceu na antiga Tchecoslováquia. Conseguiu se esconder durante alguns anos, vivendo situações de alto risco. Preso, foi levado para o campo de Therezienstat, usado pelos alemães para enganar a Cruz Vermelha. Os nazistas “maquiaram” o campo e selecionaram alguns prisioneiros para iludir os visitantes.

26 de novembro – Michel Dymetman

Michel DymetmanFoi preso em campos de concentração na Bélgica e na França, antes de ser transferido para três campos de trabalhos forçados do complexo de Mauthsausen, na Áustria, que tinha os mais elevados índices de mortalidade. Seu relato aborda a participação dos franceses e belgas no holocausto. Distribuirá seu livro Anos de luta.

II Ciclo de Palestras Sobreviventes do Holocausto
Datas: 5, 12, 19 e 16 de novembro, às 19h30
Local: Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis
Av. Higienópolis, 618 – Higienópolis – São Paulo (SP)
Evento gratuito. Não há necessidade de inscrição prévia.

Document Actions

Logo Grupo

O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom