Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 11 Especialista no Holocausto lança romance baseado em fatos reais

Clientes

Especialista no Holocausto lança romance baseado em fatos reais

Nov 01, 2012

Saga de personagens revela o preconceito e a tolerância em meio à barbárie.

Duas famílias, duas perspectivas e uma situação histórica: o Holocausto. Narrada por personagens que viveram um dos mais dramáticos acontecimentos do século XX, fatos reais e fictícios se mesclam para reconstruir histórias de vidas em meio à intensa e devastadora invasão do exército alemão nazista à Polônia. O homem que venceu Hitler, lançamento da Editora Gutenberg, do prestigiado escritor e cineasta Marcio Pitliuk, resgata a saga de personagens marcados por encontros, desencontros e reencontros, em que o amor, a traição, o ódio, o medo e a dor se cruzam, para refletir sobre os significados da tolerância e do preconceito. 

Em 2004, em São Paulo, a família Kramer dolorosamente se despede de um dos sobreviventes do Holocausto, Chaim Kraimer. Fugido da Polônia ainda jovem, o falecido senhor encontrara no Brasil a chance de reconstruir sua vida. Mas as feridas do passado deixaram marcas em sua família. David, seu filho mais velho, decide, contra a vontade de todos, voltar à Polônia e conhecer esse passado.

Ao resgatar sua história, o romance volta a 1939, na Cracóvia, bela cidade polonesa, no momento da invasão alemã. Donos de uma confecção, a família de Mendel Kramer, do pai de Chaim, perde tudo, inclusive a vida. O jovem, com apenas 15 anos, é o único que consegue sobreviver e vive se escondendo. É então que conhece uma outra vítima da guerra, a bela polonesa Anna Kowalski, católica, 30 anos, que acabara de perder o marido, o soldado Marek. Ela o acolhe e protege. Nasce do encontro uma irresistível atração. Chaim descobre o amor e o sexo. Mas Anna acaba por apresentar comportamentos estranhos que o levam a desconfiar que ela iria denunciá-lo, como o fez sua amiga Sonja, em troca de uma banal recompensa. Ele decide fugir e vem parar no Brasil. Quando seu filho volta à Polônia, Anna já tinha morrido. David descobre então que a mulher que o recebe, uma senhora por volta dos 60 anos, filha de Anna, é ninguém menos que sua irmã. 

Baseado em depoimentos reais de sobreviventes do Holocausto, Pitliuk constrói uma narrativa em que intercala ficção e episódios autênticos, em ritmo cinematográfico. Um thriller com profunda fundamentação histórica, que prende a atenção do leitor com recursos estéticos como flash backs e descrições factuais minuciosas. O romance abre as portas para conhecer, por uma perspectiva literária, muito além do que já foi registrado sobre quem viveu a tragédia do Holocausto. Para o publicitário Agnelo Pacheco, que apresenta a obra, “existem livros para você ler, não esquecer e se apaixonar. O homem que venceu Hitler, de Marcio Pitliuk, é um desses raros livros”. Para que nunca nos esqueçamos da barbárie e de que o sentido de alteridade pode estar ao nosso alcance.

Confira aqui capítulo inicial da obra.

Marcio PitliukSobre o autor – Marcio Pitliuk é publicitário, escritor e cineasta. Há anos se dedica ao estudo e divulgação do Holocausto. Lançou o livro e o filme Marcha da Vida, que documenta o evento mundial que leva milhares de pessoas todos os anos aos campos de concentração nazistas. Dirige e coproduz o filme Sobrevivi ao Holocausto, previsto para ser lançado em 2013. O homem que venceu Hitler é o seu primeiro romance, escrito a partir de depoimentos que ouviu ao estudar o maior crime da história da humanidade. É de sua autoria os livros Iidiche Mamma Mia, Afagos Amargos e Luz Líquida, e os livros e filmes 100 anos de imigração judaica do leste europeu e 200 anos de imigração judaica do Mediterrâneo

 

TítuloO homem que venceu Hitler - Um romance sobre tolerância e preconceito
Autor: Marcio Pitliuk
Número de páginas: 256
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 34,90
ISBN: 978-85-65383-95-0

Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Grupo

O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom