Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 12 Autêntica Editora lança perfil do educador gaúcho Gaudêncio Frigotto

Clientes

Autêntica Editora lança perfil do educador gaúcho Gaudêncio Frigotto

Dec 04, 2012

Gaudêncio Frigotto é hoje um dos principais intelectuais na análise da relação entre o sistema capitalista, o trabalho e a educação, na forma de educação profissional, técnica e tecnológica, bem como na reflexão sobre as políticas públicas e o sentido da educação como formação humana. Um percurso de mais de 40 anos, que agora ganha registro em 'Gaudêncio Frigotto – Um intelectual crítico nos pequenos e nos grandes embates', lançamento da Autêntica Editora, organizado por Maria Ciavatta, integrante da coleção 'Perfis da Educação'. Sua intensa atuação, seja em instituições de ensino superior, onde formou algumas dezenas de mestres e doutores, em grupos de pesquisa, em conferências e debates, junto a movimentos sociais, particularmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e sindicatos de trabalhadores, está aqui contemplada tanto em textos como em fotos.

O livro apresenta uma seleção de oito importantes textos do professor e pesquisador, além de uma entrevista sobre a formação docente e os novos desafios da Educação no país. A obra oferece ainda a cronologia e uma lista com toda a sua produção bibliográfica. Traz, também, uma introdução crítica à obra do autor perfilado, possibilitando um entendimento ampliado de sua trajetória intelectual e profissional, bem como dos próprios textos publicados.

Os artigos selecionados nesta coletânea tratam da teoria para pensar a ação política na sociedade, refletem sobre as dimensões epistemológicas do conhecimento e manifestam uma contínua coerência teórica e política na atuação no campo das ideias, das ações e das políticas educacionais.

A Coleção Perfis da Educação destina-se tanto aos professores da escola básica que querem melhor entender a educação brasileira atual, como para o especialista ou pesquisador em educação que pretende aprofundar suas reflexões sobre a formação pensamento educacional brasileiro e sua situação na contemporaneidade.

Sobre o autor – Gaudêncio Frigotto nasceu em 1947 em Paim Filho (RS). Aos 12 anos ingressa no Seminário Menor dos Frades Capuchinhos em Vila Flores. Em 1971, se forma no curso de Filosofia e, em 1972, em Pedagogia pela FIDENE, atual Universidade de Ijuí, RS. Em 1977, já no Rio de Janeiro, local onde vive há 35 anos, torna-se mestre em Administração de Sistemas Educacionais pela FGV-RJ e, em 1983, doutor em Educação: História, Política, Sociedade na PUC-SP. Professor titular aposentado na Universidade Federal Fluminense, Frigotto é professor adjunto e ministra a disciplina Economia Política da Educação no curso de Graduação da UERJ. Também ministra as disciplinas de Epistemologia da Educação e Teoria da Educação nos programas de mestrado e doutorado também da UERJ. É autor e co-autor de 20 livros e de dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Sobre a organizadora – Licenciada em Filosofia, com doutorado em Ciências Humanas (PUC-Rio, 1990) e pós-doutorado em Sociologia do Trabalho (El Colegio de México, México, 1994-1995, e Università di Bologna , Itália, 1995-1996), Maria Ciavatta é professora titular em Trabalho e Educação associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e professora visitante da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É também bolsista de Produtividade 1ª do CNPq, cofundadora e membro do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados em Trabalho e Educação (Neddate-UFF) e coordenadorado Grupo THESE – Projetos Integrados de Pesquisas em História, Trabalho, Educação e Saúde (UFF-UERJ-EPSJV-Fiocruz). Possui artigos e livros publicados nos campos do trabalho e educação, história e fotografia, teoria e educação e estudos comparados.

Título: Gaudêncio Frigotto – Um intelectual crítico nos pequenos e nos grandes embates
Organização e Introdução: Maria Ciavatta
Número de páginas: 216
Formato: 15,5 x 22,5
Preço: R$ 43,00
ISBN: 978-85-8217-070-0

Mais informações sobre os livros do Grupo Editorial Autêntica estão disponíveis no portal: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anos


O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom