Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 12 Autêntica lança 'A teoria dos incorporais no estoicismo antigo', de Émile Bréhier, no Rio de Janeiro

Clientes

Autêntica lança 'A teoria dos incorporais no estoicismo antigo', de Émile Bréhier, no Rio de Janeiro

Dec 03, 2012

Evento, que contará com a presença dos tradutores José Eduardo Pimentel Filho e Fernando Padrão de Figueiredo, acontece na próxima sexta-feira, 7 de dezembro, às 18h, na Livraria da Travessa - 07 de Setembro

Publicado originalmente em 1908 como tese de doutorado, A teoria dos incorporais no estoicismo antigo, do filósofo francês Émile Bréhier, especialista na Antiguidade e no estoicismo, é pela primeira vez traduzido em língua estrangeira, pela Autêntica Editora. Obra de referência para compreensão do estoicismo antigo, este livro revela toda uma linhagem de pensamento esquiva à metafísica, na Grécia e em Roma. Esse modo de fazer filosofia, por sua vez, voltou a frutificar na modernidade, tendo fornecido as bases do conceito de acontecimento, indispensável para a leitura de grandes mestres da filosofia contemporânea como Deleuze, Foucault, Derrida e Lyotard, entre outros.

Os primeiros estoicos são os personagens filosóficos que, pela primeira vez na história da filosofia, encenam a noção de incorporal ou acontecimento, se contrapondo ao platonismo e à filosofia peripatética. Platão e Aristóteles buscam o princípio das coisas nos seres intelectuais, ou seja, nos elementos penetráveis ao pensamento. Os estoicos e epicuristas, entretanto, veem a realidade, a que age e a que padece. Surge daí a noção de incorporal e a ideia de causalidade a ela subjacente. Para os estoicos, “tudo é corpo, até mesmo as virtudes, a razão e a filosofia”, explicam os filósofos Fernando Padrão de Figueiredo e José Eduardo Pimental, que assinam a tradução e a apresentação da obra. “A filosofia, por exemplo, era considerada um organismo, um sistema, constituída pela lógica, pela física, pela ética, na qual cada parte está interligada e dependente da outra”, completam.

A obra de Bréhier divide-se em quatro partes, que abrangem a noção de incorporal e de fato, o incorporal na lógica e na teoria dos “expremíveis”, a teoria do lugar e do vazio, e a teoria do tempo. A tradução ficou a cargo dos pesquisadores do Laboratório de Filosofia Contemporânea da UFRJ, com o propósito de contribuir no esclarecimento dos grandes temas pontuados pela filosofia nas últimas décadas. O livro integra a coleção Filô, que publica tanto textos clássicos da filosofia antiga, moderna e contemporânea, como também de sua marginália.

Confira aqui capítulo inicial de A teoria dos incorporais no estoicismo antigo.

Sobre o autor – Émile Bréhier (1876-1952) foi um filósofo francês e historiador da filosofia. Seus estudos mais importantes versam principalmente sobre a Antiguidade Clássica, os antigos estoicos, Crisipo, a filosofia de Plotino, de Filón de Alexandria, entre outros, como Schelling e a filosofia alemã. Foi aluno de Henri Bergson e professor de Victor Goldschmidt, autor das obras A religião de Platão e Le système stoicien et l’idée de temps (O sistema estoico e a ideia de tempo). Suas obras mais importantes são a monumental História da filosofia (em sete volumes na edição brasileira), La philosophie de Plotin (A filosofia de Plotino) e A teoria dos incorporais no estoicismo antigo, pela primeira vez traduzida para outra língua. Além destas, organizou e traduziu diversas obras de referência da Antiguidade greco-romana para o francês, como as Enéadas de Plotino, o poema de Cleantes e diversas obras de Cícero.

TítuloA teoria dos incorporais no estoicismo antigo
Autor: Émile Bréhier
Tradução: Fernando Padrão de Figueiredo e José Eduardo Pimentel Filho
Número de páginas: 112
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 35,00
ISBN: 978-85-8217-076-2
Coleção: Filô

Lançamento do livro A teoria dos incorporais no estoicismo antigo no RJ
Data: sexta-feira, 7 de dezembro, às 18h
Local: Livraria da Travessa - 07 de Setembro
Rua Sete de Setembro, 54 - Rio de Janeiro (RJ)

 

Mais informações sobre os livros do Grupo Editorial Autêntica estão disponíveis no portal:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anos


O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom