Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 12 Filósofo italiano Giorgio Agamben ganha mais um título no Brasil

Clientes

Filósofo italiano Giorgio Agamben ganha mais um título no Brasil

Dec 03, 2012

Conhecido pela interação que faz entre a filosofia, a literatura, a poesia e a política, o italiano Giorgio Agamben é um dos filósofos mais influentes da atualidade. Mais um título desse pensador chega agora ao Brasil pela Autêntica Editora: 'Ideia da prosa', com tradução, prefácio e notas do português João Barrento. A obra integra a Coleção Filô e faz parte da Série Filô Agamben.

Construído por textos que se recusam a serem classificados como filosóficos ou poéticos, Ideia da prosa é um livro deliberadamente híbrido: “nem prosa, nem poesia, mas o meio termo entre as duas”. Porque todo discurso humano também é híbrido. O título resume sua proposta: o de uma indistinção de fundo entre uma ideia da linguagem e uma ideia da Ideia, ou do pensar. Os textos, mistos de fragmentos e ensaios, são marcados pela questão primeira: a forma é indissociável do que se diz e também do que não se diz. “Endereçado a quem quer se aventurar nos domínios da palavra e do pensamento, este livro de Giorgio Agamben convida o leitor a uma experiência da potência da linguagem”, afirma Sabrina Seldmayer, pesquisadora da área de literatura que assina a orelha da obra.

Os textos agrupam-se em quatro blocos. No primeiro, o autor apresenta a ideia de matéria, prosa, cesura, vocação, verdade, musa, amor, entre outros conceitos. No segundo, os temas são mais de caráter político: ideia de poder, do comunismo, da política e da justiça. A terceira parte debruça-se a ideias voltadas à linguagem e pensamento, como nome, enigma, silêncio, luz, aparência, glória, morte e despertar. Finaliza com uma defesa de Kafka contra seus intérpretes.

Ideia da prosa é o terceiro título da série Filô Agamben, que já conta com Introdução a Giorgio Agamben – Uma arqueologia da potência, de Edgardo Castro, e O homem sem conteúdo, do próprio Agamben, com tradução do doutor em filosofia Claudio Oliveira, que também assina as traduções dos próximos lançamentos da série, previstos para publicação entre 2013 e 2014: A comunidade que vem (La comunità che viene), O tempo que resta (Il tempo che resta), Bartleby ou a fórmula da criação (Bartleby o la formula dela creazione), Meios sem fim (Mezzi senza fine) e A potência do pensamento (La potenza del sensiero).

Confira aqui capítulo inicial da obra.

Sobre o autor - Giorgio Agamben é italiano de Roma, formado em Direito em 1965. Em 1974 lecionou na Universidade de Rennes e, entre 1986 e 1993, dirigiu o Collège International de Philosophie em Paris. Dentre 1988 e 2003, trabalhou nas universidades de Macerata e de Verona, e até 2009 ensinou Estética e Filosofia no Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza. Atualmente dirige a coleção “Quarta prosa” da editora Neri Pozza na mesma universidade de Veneza. É autor da célebre tetralogia Homo Sacer

Sobre o tradutor - João Barrento licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1964) e em 1986 tornou-se professor de Literatura Alemã e Comparada. Já publicou cerca de vinte livros de ensaio, crítica literária e crônica, traduziu assim como editou diversas obras da literatura alemã da Idade Média à atualidade. Suas traduções lhe renderam diversos prêmios, como Calouste Gulbenkian da Academia das Ciências; da União Latina, do Ministério da Cultura da Áustria, além da Cruz de Mérito Alemã e da Medalha Goethe, entre outros.

TítuloIdeia da prosa
Autor: Giorgio Agamben
Tradução, prefácio e notas: João Barrento
Coleção: Filô – Série Agamben
Número de páginas:144
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-65381-36-9

 Mais informações sobre os livros do Grupo Editorial Autêntica estão disponíveis no portal: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anos


O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]  
Katia Saisi | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom