Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2013 05 Textos de Walter Benjamin revelam transformações fundamentais na obra do filósofo

Clientes

Textos de Walter Benjamin revelam transformações fundamentais na obra do filósofo

May 15, 2013

Walter Benjamin (1892-1940) foi um dos mais importantes pensadores alemães do século XX. Sua vasta produção intelectual é referência para diversas áreas do pensamento contemporâneo, especialmente seus estudos sobre mito, linguagem, alegoria e suas reflexões sobre literatura, arte, sociedade e filosofia da história. Benjamin abordou tais temas a partir de diversos ângulos, muitas vezes interrogando o próprio estatuto da linguagem filosófica, conceitual e argumentativa, fazendo entrar nela aquilo que não cabia no conceito. Por isso, seu estilo ensaístico se vale de procedimentos que o aproxima da literatura e da poesia. Nos dois livros deste volume, 'Rua de mão única e Infância berlinense 1900', agora lançados pela Autêntica Editora, com tradução de João Barrento, Benjamin leva essa experiência a limites nunca antes experimentados.

Rua de mão única – Infância berlinense: 1900 apresenta textos que marcaram uma transformação na produção de Walter Benjamin, pelo fato de que o filósofo passou, a partir dessas obras, a analisar seus temas e objetos de estudo sob a perspectiva das grandes cidades modernas e da rememoração, dando início a um ambicioso projeto de elaborar uma filosofia da história centrada na crítica dos fetiches e mitos específicos da cultura capitalista.

O primeiro texto do livro, Rua de mão única, traz uma coletânea de aforismos e fragmentos em que Benjamin parte de temas pouco convencionais num livro de filosofia, como sonhos pessoais, cartazes, monumentos, praças, galerias, entre outros. O filósofo cria, nessa obra, uma filosofia a partir de observações sobre as ruas da cidade e sobre os caminhos da lembrança e do pensamento. Rua de mão única é um “bazar filosófico”, como ponderou certa vez o filósofo e amigo Ernst Bloch.

Em Infância berlinense: 1900, Walter Benjamin apresenta reminiscências de sua infância em Berlim e questiona suas próprias “lembranças encobridoras”, como disse certa vez Freud. Ele transforma suas memórias infantis em objeto de análise histórico-social, enfatizando duas coisas não muito típicas em livros de memórias: o quadro político da memória (em que “eu” são “muitos”) e a construção das lembranças a posteriori (é o ato de lembrar que dá sentido ao passado, e não o contrário).

O livro integra a Coleção Filô, série FILÔBENJAMIN, elaborada para publicar uma série de obras do pensador alemão. A série já conta com duas grande obras de Walter Benjamin: Origem do drama trágico alemão, tese de livre-docência do filósofo, que oferece uma chave interpretativa para o drama trágico alemão e fornece uma espécie de epistemologia do ensaio, estilo que marcou o método e o estilo de Benjamin; e O anjo da história, que apresenta um compilado de dez ensaios com reflexões referentes a diversos temas, como sociedade, política, o conceito de história e sua filosofia, o vigor do materialismo histórico, uma necessária revisão da tradição, o uso do poder como forma de violência, a luta de classes, o fascismo, entre outros. A próxima obra da série, prevista ainda para 2013, é Imagens de pensamento – Sobre o haxixe e outras drogas,

Sobre o autor - Filósofo, ensaísta, crítico literário e tradutor, Walter Benjamin escreveu peças para rádio, além de artigos para diversos jornais e revistas literárias. Colaborou com a Zeitschrift für Sozialforschung, revista do Instituto de Pesquisa Social (que mais tarde ficou conhecido como “Escola de Frankfurt”). Alemão, filho de judeus, precisou deixar seu país em 1933, rumo à Paris, onde ficou até a invasão nazista. Em 1940, fugiu ilegalmente para a Espanha e, na cidade de Portbou, Catalunha, se suicidou para não ser capturado pela Gestapo. Walter Benjamin deixou vasta e brilhante obra literária, além de ter contribuído enormemente com a teoria estética, a filosofia, o pensamento político e a história.

Sobre o tradutor - João Barrento licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1964) e em 1986 tornou-se professor de Literatura Alemã e Comparada. Já publicou cerca de vinte livros de ensaio, crítica literária e crônica, traduziu assim como editou diversas obras da literatura alemã da Idade Média à atualidade. Como editor e tradutor, é responsável por algumas das mais importantes publicações de autores alemães para o português, com destaque para Goethe (9 volumes, 1991-1993), Robert Musil (8 volumes, desde 2005) e Walter Benjamin (7 volumes, desde 2004). Suas traduções lhe renderam diversos prêmios, como Calouste Gulbenkian da Academia das Ciências (Tradução de Poesia, 1979); Grande Prêmio de Tradução (1993 e 1999); Prêmio de Tradução Científica e Técnica da União Latina (2005); Prêmio de Tradução do Ministério da Cultura da Áustria (2010); além da Cruz de Mérito Alemã (1991) e da Medalha Goethe (1998), entre outros. Para a Autêntica Editora, traduziu O anjo da história e Origem do drama trágico alemão, de Walter Benjamin, e Ideia da prosa, de Giorgio Agamben.

Título: Rua de mão única – Infância berlinense: 1900
Autor: Walter Benjamin
Coleção: Filô - FilôBenjamin
Tradução: João Barrento
Número de páginas: 160
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 34,00
ISBN: 978-85-8217-182-0

Mais informações sobre os livros do Grupo Editorial Autêntica estão disponíveis no portal: www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anos

O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom