Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2013 09 Educadoras discutem a inclusão e a educação inclusiva no Brasil

Clientes

Educadoras discutem a inclusão e a educação inclusiva no Brasil

Sep 25, 2013

A crescente preocupação com a inclusão e as discussões atuais sobre o tema o colocaram na pauta política e no centro dos debates acerca do ideal da universalização dos direitos individuais. Mas o que é inclusão? Quais os limites da inclusão e da exclusão? O que distingue a inclusão da reclusão, da integração e da reinserção social? O que significa entender a inclusão como um imperativo de Estado? O que caracteriza a inclusão pelo viés da educação especial e pelo viés da educação inclusiva? Essas e outras questões são discutidas no livro 'Inclusão & Educação', das educadoras Maura Corcini Lopes e Eli Terezinha Henn Fabris, lançamento da Autêntica Editora.

Neste importante estudo sobre a educação inclusiva e sobre o papel das instituições de ensino e dos educadores nesse contexto, as autoras problematizam, dentro de um panorama geral, a preocupação com a inclusão no Brasil, em especial com a educação inclusiva no país, e contextualizam e discutem o conceito e as políticas de inclusão, partindo de sua noção atual e emergente e buscando entendê-la como um processo datado advindo dos muitos movimentos sociais, econômicos e culturais produzidos na história da Modernidade. 

A obra também revela as diferenças entre inclusão, reclusão, integração e reinserção social e apresenta pesquisas que possibilitam a educadores aprofundar o conhecimento sobre a educação inclusiva, além de indicar outras produções sobre o tema, que contribuem para o amadurecimento dessa discussão.

Inclusão & Educação integra a Coleção Temas e Educação, que já conta com 12 obras, escritas por especialistas em educação, dirigidas a quem quiser se aprofundar nos temas abordados e se familiarizar com as discussões contemporâneas no campo da pesquisa e da prática educacionais.

Confira aqui amostra da obra.

Sobre as autoras – Maura Corcini Lopes é doutora e mestre em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 2012, Realizou estudos de pós-doutorado (bolsa Capes) na Universidade de Lisboa. É pesquisadora Produtividade Pesquisa – CNPq e professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), coordenadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES/CNPq) e vice-coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/CNPq).

Eli Terezinha Henn Fabris é graduada em Pedagogia – Administração Escolar e Orientação Educacional, pela Universidade de Passo Fundo e possui doutorado e mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Nessa mesma instituição, coordenou o curso de Especialização em Educação Especial, o Programa de Educação e Ação Social (EDUCAS) e o Programa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UNISINOS). 

TítuloInclusão & Educação
Autoras: Maura Corcini Lopes e Eli Terezinha Henn Fabris
Coleção: Temas & Educação
Número de páginas: 96
Formato: 16 x 23 cm 
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-8217-118-9
Editora: Autêntica Editora

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom