Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2013 09 Especialistas dialogam sobre importância da literatura infantil e juvenil construída a partir de memórias ancestrais brasileiras

Clientes

Especialistas dialogam sobre importância da literatura infantil e juvenil construída a partir de memórias ancestrais brasileiras

Sep 23, 2013

Durante séculos o Brasil tentou apagar, esquecer ou anular a presença africana entranhada na história, na cultura e na sociedade de nosso país. O Brasil foi e ainda é vítima do preconceito racial, da intolerância à diferença, da negação do outro e da recusa de nossas origens multiétnicas. Uma das possibilidades de amenizar e dissolver esse preconceito é justamente o resgate de nossas origens africanas por meio das artes, da cultura, da literatura, entre outros. Para discutir o assunto, em especial no segmento da literatura infantil e juvenil construído a partir de memórias ancestrais brasileiras, a Autêntica Editora lança o livro 'Literatura infantil juvenil – Diálogos Brasil-África', de Sueli de Souza Cagneti e Cleber Fabiano da Silva.

O livro apresenta um rico diálogo entre os dois autores, especialistas em literatura infantil e juvenil, que falam sobre essa literatura no país, mais particularmente, sobre obras que tratam das origens africanas que marcaram e marcam, até hoje, o Brasil e o povo brasileiro; obras que têm por objetivo resgatar nossas origens e representar o africano e o afrodescendente.

A conversa de Sueli e Cleber trata de questões fundamentais sobre a educação, a literatura infantil e juvenil brasileira e a importância de afirmarmos nossa condição “africana”. Os autores discutem e analisam temas como a nova lei que determina o estudo da cultura, da história e da literatura africana e de seus descendentes, a formação de professores, textos e ilustrações, forma e conteúdo dos livros e, fundamentalmente, a relação entre o livro e o jovem leitor. Esse diálogo também é uma valiosa reflexão sobre o pensamento brasileiro, sobre como pensamos o país e sobre como isso, gradativamente, tem mudado, acompanhando as tendências mundiais de valorização das expressões do pluralismo cultural, étnico e mestiço.

A obra integra a série Conversas com o Professor, criada para facilitar, ao professor do ensino fundamental, o acesso ao conhecimento produzido pela academia, numa linguagem não acadêmica, sem sofisticações teóricas, que leve em conta a vivência e a experiência desse profissional. A coleção já possui os livros A imagem nos livros infantis - Caminhos para ler o texto visual, de Graça Ramos, Sobre ler, escrever e outros diálogos, de Bartolomeu Campos de Queirós, e O professor e a literatura – Para pequenos, médios e grandes, de Ligia Cademartori. 

Clique aqui para conhecer capítulo inicial da obra.

Sobre os autores – Sueli de Souza Cagneti é professora universitária e coordenadora do Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil na Universidade da Região de Joinville (PROLIJ/Univille), crítica literária, votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Sua história como escritora é composta de sete livros, do Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Selo Sala de Leitura.

Cleber Fabiano da Silva é graduado em Letras e possui mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atua como professor de Literatura Infantil no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Associação Catarinense de Ensino (ACE), onde também coordena o Núcleo de Contadores de Histórias. É diretor pedagógico da Fatum Assessoria Educacional e idealizador do curso de pós-graduação em Contação de Histórias e Literatura Infantil. É pesquisador do Programa de Literatura Infantil Juvenil da Universidade da Região de Joinville (PROLIJ/Univille).

TítuloLiteratura infantil juvenil – Diálogos Brasil-África 
SérieConversas com o professor
Autores: Sueli de Souza Cagneti e Cleber Fabiano da Silva
Número de páginas: 64
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 32,00 
ISBN: 978-85-8217-282-7

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

 
Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom