Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2013 09 Filósofo Hegel ganha obra sobre suas contribuições para a Educação

Clientes

Filósofo Hegel ganha obra sobre suas contribuições para a Educação

Sep 16, 2013

Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi um educador de ofício, um profissional da educação. Durante toda sua vida, dedicou-se a atividades ligadas à educação; deparou-se com inúmeras tarefas diárias próprias da docência e naturalmente se envolveu com as questões filosóficas da Educação. O sistema hegeliano é um dos mais importantes da história do pensamento ocidental, e para falar sobre as contribuições de Hegel acerca da Educação, André Gustavo Ferreira da Silva lança, pela Autêntica Editora, o livro 'Hegel & a Educação', que integra a 'Coleção Pensadores & Educação'. O livro apresenta uma introdução aos principais conceitos do filósofo alemão e sua contribuição para a teoria educacional.

Neste trabalho, André Gustavo Ferreira da Silva traz uma interpretação da obra do pensador, introduzindo o leitor no universo de uma possível filosofia da educação proposta por Hegel. O autor contextualiza a educação às reflexões hegelianas sobre história e sociedade, salientando no pensamento do filósofo o papel da educação e da formação moral no desenvolvimento da história humana.

Dividida em quatro capítulos, a obra trata inicialmente dos elementos básicos do sistema de Hegel, como o conceito de espírito, destacando a relação entre espírito absoluto, subjetivo e objetivo. Na sequência, aborda as noções de Bildung e Erziehung; defende que a ideia de Bildung está associada ao espírito subjetivo, a termos como “formação”, “cultura”, ou “formação moral”, e que o conceito de Erziehung está ligado ao espírito objetivo, entendendo o conceito como os processos educacionais vivenciados na vida em sociedade. O último capítulo expõe a questão geral da educação no contexto da noção hegeliana de sociedade moderna e apresenta as reflexões do filósofo acerca do lugar e do papel da educação na moderna formação do cidadão e da vida social. Ao final do livro, um capítulo sobre a vida e a obra do filósofo e diversas referências de títulos em português aproxima o leitor do acervo bibliográfico de Hegel publicado no Brasil.

A obra é indicada para educadores, pesquisadores e estudantes de filosofia e Ciências Humanas, além de demais interessados em pensar a Educação no âmbito do vasto universo de sua problemática teórica.

Sobre o autor - André Gustavo Ferreira da Silva possui Mestrado em Filosofia e Doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPE). Desenvolve projetos de pesquisa em Filosofia em Educação (Educação e Liberdade no MERCOSUL) e História da Educação (Educação Popular em Pernambuco), ambos contam com financiamento.

Título: Hegel & a Educação
Autor: André Gustavo Ferreira da Silva
Coleção: Pensadores & Educação
Formato: 13 x 21 cm
Número de páginas: 112
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-8217-107-3

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom