Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2014 03 Aventuras de um burro sábio resgatam valores humanos universais

Clientes

Aventuras de um burro sábio resgatam valores humanos universais

Mar 18, 2014

Muito conhecida no século XIX por seus livros de literatura infantil, a Condessa de Ségur (1799-1874), escritora russa que viveu e escreveu na França, conta a história de Cadichon, um burro cinzento que protagoniza e narra as 'Memórias de um burro', obra publicada em 1860 e que ganha agora nova tradução por Vera Chacham, em lançamento da Autêntica Editora.

Cadichon viveu num tempo em que a vida era completamente diferente da que levamos hoje e pertenceu a diversos donos. Com cada um, teve um tipo de vida: ora triste e sacrificada, ora feliz, tranquila, ora muito, muito engraçada e aventurosa. Uma vida cheia de movimento, de perigos e armadilhas, de dificuldades e também de alegrias e de aprendizados, que fez do simpático burrinho um herói – às vezes, desastrado, mas herói. 

Cadichon salva a pequena Paulina de um incêndio, conquistando sua eterna gratidão; ajuda os guardas a apanhar ladrões refugiados; socorre uma senhora e um saltimbanco; salva a vida de um rapaz que assassinara seu melhor amigo, o cachorro Médor. Ao longo dessas e de outras aventuras, ele aprende muito e adquire valores como solidariedade, honra, lealdade, honestidade, amizade. Sua história prova que, apesar da arrogância e do desprezo dos homens para com esses animais, o burro pode ser amigo, companheiro e útil na adversidade.

Preguiçoso, teimoso e vingativo, o burro não deixa passar nenhuma atitude que lhe desagrada; mas, ao encontrar um novo lar cheio de crianças bondosas e espirituosas, principalmente seu “patrãozinho”, Jacques, Cadichon aprende a rever suas atitudes e percebe como é bom fazer o bem. 

Em um tenebroso inverno, sozinho na estrebaria, Cadichon decide escrever suas memórias a partir das constantes discussões dos seus pequenos donos sobre a sua inteligência e suas habilidades. Com as delicadas ilustrações de Horace Castelli, Memórias de um burro ensina muito aos humanos e mostra a importância de refletir sobre as próprias ações, de se arrepender e procurar corrigir os erros cometidos. E, sobretudo, de tratar bem os animais, de amá-los e respeitá-los, pois são grandes amigos nossos.

Sobre a autora – Sophie Feodorovna Rostopchine, a Condessa de Ségur (1799-1874), foi uma escritora russa que se tornou famosa no século XIX, por causa dos livros que escreveu para crianças e adolescentes. Infeliz no casamento com o Conde Eugène Ségur, ela começou a escrever aos 58 anos. Criou personagens eternos para o imaginário infantil, que atravessaram gerações e chegaram até a primeira metade do século XX em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Suas obras mais conhecidas aqui são Os desastres de Sofia, Meninas exemplares e As férias, cujos personagens principais são Sofia, Paulo, Camila e Madalena, que aparecem também em Memórias de um burro.

Sobre o ilustrador – Horace Castelli (1825-1889) foi um artista francês conhecido por ter ilustrado, com suas gravuras em madeira, vários livros da Condesa de Ségur. Influenciado por Gustave Doré, ele inovou a tradição do livro ilustrado do Romantismo fugindo à “regra” de mesmo tamanho para todas as ilustrações, sobretudo com suas vinhetas inseridas no texto.

Sobre a tradutora – Vera Chacham é formada em História e doutora em Literatura Comparada pela UFMG, e foi bolsista de pós-doutorado nas Pós-Graduações da Faculdade de Letras e do Departamento de História da FAFICH. Em 1994 recebeu o Prêmio Diogo de Vasconcelos de ensaio e cultura mineira. Desde 2008 realiza trabalhos de revisão técnica e de tradução do francês para o português para a Autêntica Editora.

TítuloMemórias de um burro
Autora: Condessa de Ségur
Tradutora: Vera Chacham
Ilustrador: H. Castelli
Indicação: a partir dos 10 anos
Número de páginas: 208  
Formato: 15,5 x 22 cm
Preço: R$ 38,00 
ISBN: 978-85-8217-206-3

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em 
www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom