Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2014 03 Autêntica Editora lança 'Ensino de Língua Portuguesa na educação básica' em Olinda

Clientes

Autêntica Editora lança 'Ensino de Língua Portuguesa na educação básica' em Olinda

Mar 06, 2014

Lançamento do livro acontece durante o VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, na próxima terça-feira, 11 de março, às 19h, no Teatro Guarapes, no Centro de Convenções de Olinda

O que é ensinado quando se ensina Língua Portuguesa? Com que objetivo é avaliada a aprendizagem dos estudantes? Como é ensinada a Língua Portuguesa? Partindo do princípio de que o currículo implica mais do que prescrições presentes em documentos oficiais, o livro Ensino de Língua Portuguesa na educação básica: reflexões sobre o currículo, organizado por Telma Ferraz Leal e Lívia Suassuna, lançamento da Autêntica Editora, discute essas três dimensões na educação básica brasileira.

Escrita a muitas mãos por pesquisadores que participaram do V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL/UFPE), a obra é dividida em oito capítulos e tem como foco a discussão sobre o currículo e o ensino de Língua Portuguesa na educação básica. 

Os autores de cada capítulo mobilizam questões que evidenciam as interseções e interdependências entre os conceitos de currículo, ensino e avaliação. O livro representa o esforço de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras no sentido de discutir o ensino de português como língua materna no contexto atual, buscando entender tendências, conflitos e apontar possibilidades para um trabalho que favoreça cada vez mais a aprendizagem nas escolas brasileiras.

Ensino de Língua Portuguesa na educação básica: reflexões sobre o currículo faz parte da Coleção Língua Portuguesa na Escola, que visa auxiliar professores nos diferentes eixos, ampliando suas práticas de ensino para uma melhor formação de alunos, com completo domínio da língua e da escrita. Organizada por especialistas das mais diversas áreas da educação e das letras, a coleção já conta com os títulos: Ler e escrever na educação infantilO fazer cotidiano na sala de aula,Ensino de gramática e A oralidade na escola

Sobre as organizadoras – Telma Ferraz Leal é doutora em Psicologia e professora do curso de graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e desenvolve pesquisas sobre alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Tem participado, como coordenadora, professora e orientadora, de cursos de formação para professores das redes públicas de ensino em diferentes estados brasileiros.

Lívia Suassuna é formada em Letras com habilitação em Português pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é membro do conselho editorial da revista Leitura: teoria & prática e professora associada da UFPE. 

TítuloEnsino de Língua Portuguesa na educação básica: reflexões sobre o currículo
Organizadoras: Telma Ferraz Leal e Lívia Suassuna
Número de páginas: 208
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 38,00
ISBN: 978-85-8217-377-0
Coleção: Língua Portuguesa na Escola

Sessão de autógrafos em Olinda

Data: terça-feira, 11 de março, às 19h
Local: Teatro Guarapes - Centro de Convenções de Olinda
Av. Prof. Andrade Bezerra, S/N – Salgadinho - Olinda (PE)
Confira aqui o site do evento

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis
 em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom