Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2014 04 Letras do alfabeto ganham metáforas visuais criativas em livro infantil

Clientes

Letras do alfabeto ganham metáforas visuais criativas em livro infantil

Apr 24, 2014

Trabalhar com a imaginação, estimulando a criatividade e fugindo das percepções pré-estabelecidas do mundo, é o maior desafio na criação de livros infantis. De forma bem-humorada, Alex Lutkus e Leo Cunha constroem novos significados para objetos presentes no dia-a-dia das crianças ao interligá-los às letras do alfabeto em "ABCenário", lançamento da Autêntica Editora.

O livro é essencialmente visual, trazendo ilustrações construídas digitalmente que exploram os recursos de cores e terceira dimensão de objetos com formato semelhante ao corpo de cada uma das letras do alfabeto. As imagens misturam realismo e surrealismo e, associados a elas, poemas de no máximo duas linhas são criados com predominância de palavras iniciadas pela letra em destaque.

A letra T, por exemplo, é apresentada na forma de uma aeronave, um teco-teco, visto de cima. O texto que a acompanha é: “Pro teimoso teco-teco, toda a Terra é um tesouro”. A aliteração, nesse caso, reforça a letra abordada. Para o público infantil, isso é ainda mais importante por desenvolver o vocabulário, além de estimular e ampliar a percepção visual e crítica de objetos do cotidiano.

Curiosa é a definição dada às letras K, W e Y: “São os ETs do ABC”. Por ser recente sua inclusão oficial no alfabeto de língua portuguesa e por não serem comuns em palavras que não as de origem estrangeira, o texto questiona e provoca o leitor acerca do uso de tais letras.

Ao contrário de outras publicações infantis de Leo Cunha, em ABCenário ele cria os textos escritos a partir das ilustrações prontas pela primeira vez.

Clique aqui para download da capa em alta resolução.

Sobre os autores – Alex Lutkus é designer e ilustrador desde 1976. Teve seus desenhos publicados pelas principais editoras do país e possui reconhecimento internacional, por ter feito imagens para projetos da NASA e da ESA, agências espaciais dos Estados Unidos e da Europa. É sua primeira publicação voltada ao público infantil.

Leo Cunha, por outro lado, possui vasta experiência com livros para crianças e adolescentes – mais de 40 títulos publicados. É escritor, tradutor e jornalista. Pós-graduado em Literatura Infantil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), mestre em Ciência da Informação e doutor em Cinema pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é membro da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).

Título: ABCenário
Autores: Alex Lutkus e Leo Cunha
Número de páginas: 32
Formato: 20 x 23 cm
Preço: R$ 29,00
Indicação leitora: a partir de 6 anos
ISBN: 9788582174111

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis
 em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

 
Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom