Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2014 08 Educação musical ganha novas perspectivas embasadas em teorias psicológicas

Clientes

Educação musical ganha novas perspectivas embasadas em teorias psicológicas

Aug 18, 2014

Chega ao Brasil o livro "Música, mente e educação", do professor emérito de Educação Musical da Universidade de Londres Keith Swanwick, que explora as dimensões psicológicas e sociológicas da experiência musical e suas implicações para a educação em uma sociedade pluralista. O autor elabora uma teoria que abarca todos os níveis de ensino e que enfatiza a importância da música e das artes em geral no desenvolvimento da mente.

Com vasta experiência no assunto, Keith Swanwick revela aqui uma série de questões fundamentais, entre elas, o valor das artes, especialmente da música, na aprendizagem. Analisa teorias já propostas e a importância da música na educação de crianças e jovens. Revê o conceito de desenvolvimento musical e o ensino em uma sociedade pluralista. Mostra ainda como colocar a teoria em prática na sala de aula. “Depois de considerar a necessidade de chegar a uma teoria da educação musical que fosse convincente e factível, agora passo a dar atenção a uma variedade de obras psicológicas em busca de chaves que possam desvendar alguns dos segredos da música em si, tentando chegar mais perto de saber o que faz a música ser musical”, afirma o autor.

Assim, Swanwick aprimora teorias de educação musical formuladas anteriormente, por ele e por outros educadores, relacionando a investigação da natureza da experiência com a música, a maturação, a educação e o desenvolvimento de jovens ao fato de que as sociedades são inegavelmente multiculturais. 

Sua pesquisa, direcionada ao entendimento da base estética e psicológica da música e da experiência musical, ajuda a reunir e interpretar trabalhos que têm sido feitos nesse campo e a tornar possível uma educação mais propositiva nas escolas e faculdades. Apresenta-se, dessa forma, um modelo de desenvolvimento diferenciado de aprendizagem, por meio de uma teoria fundamentada por um dos mais importantes pesquisadores contemporâneos de educação musical no mundo.

Sobre o autor – Keith Swanwick (1931) é pesquisador e educador musical, graduado com distinção pela Real Academia de Música de Londres, um dos mais aclamados conservatórios de música do mundo. Inspirado pela obra de Piaget – segundo a qual o homem se desenvolve por etapas, como em uma espiral –, propôs uma teoria sobre o desenvolvimento musical de crianças e adolescentes e investigou diferentes maneiras de ensinar e aprender música. De 1984 a 1998, foi editor do British Journal of Music Education, juntamente com John Paynter. Em 1987, tornou-se o primeiro presidente da British National Association for Education in the Arts e, de 1991 a 1995, foi presidente do Music Education Council do Reino Unido. Foi professor visitante em universidades de diversos países, incluindo o Brasil. Em 2011, o governo brasileiro distribuiu a professores de música seu livro Ensinando música musicalmente (Moderna, 2003). É o editor de Music Education, importante obra de referência publicada pela Routledge em 2012.

TítuloMúsica, mente e educação
Autor: Keith Swanwick
Tradução: Marcell Silva Steuernagel
Número de páginas: 208
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 43,00
ISBN: 978-85-8217-115-8

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected] 
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom