Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2014 08 Historiografia mineira ganha reforço com obras de e sobre Diogo de Vasconcelos

Clientes

Historiografia mineira ganha reforço com obras de e sobre Diogo de Vasconcelos

Aug 12, 2014

Evento de lançamento acontece na quinta-feira, 14 de agosto, às 19h30, na Livraria do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

A Coleção Historiografia de Minas Gerais, da Autêntica Editora, coordenada pelos historiadores Mariza Guerra de Andrade e Francisco Eduardo de Andrade, se apresenta em duas séries: Universidade, constituída de trabalhos acadêmicos inovadores, que possibilitam a ampliação do panorama recente sobre os estudos históricos mineiros, e Alfarrábios, formada por obras, algumas desconhecidas no presente, cujas edições, há décadas, mostraram, de alguma forma, uma inovação historiográfica quanto aos temas, às abordagens ou aos usos das fontes e que estiveram na raiz das interpretações subsequentes. A coleção ganha agora reforço significativo com o lançamento duplo: História da Civilização Mineira: Bispado de Mariana, do pioneiro da historiografia mineira Diogo de Vasconcelos, e Diogo de Vasconcelos, o ofício do historiador, organizado por Adriana Romeiro e Marco Antonio Silveira, que se dedica à análise da obra do historiador.

Jornalista combativo e atuante em periódicos como A Província de Minas e o Jornal de Minas, Diogo de Vasconcelos (1843-1927) foi advogado, deputado, senador e agente executivo de Ouro Preto, além de ser um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Ainda que o Bispado de Mariana não seja a sua obra-prima, ela foi elaborada na tentativa de reconstituição da realidade a partir de consultas a variadas e amplas fontes documentais. O livro vem na sequência de importantes contribuições historiográficas de Diogo, no âmbito de seu projeto de conhecimento e análise do que denominou História da Civilização Mineira. O escrito traz informações sobre a vida religiosa das Minas Gerais e indicia os símbolos e valores culturais do passado que, enraizados na religião, condensam o sentido moral da sociedade.

Diogo de Vasconcelos, o ofício do historiador reúne estudos acadêmicos sobre esse escritor primordial da moderna historiografia do território mineiro. Neste primeiro livro a propor uma compreensão ampla do ofício que tornou Diogo famoso, “pretendeu-se refletir sobre o seu trabalho historiográfico, não para intentar sedimentações, conforme usos mais costumeiros, mas para inseri-lo no jogo polifônico de leitores diversos”, afirmam os organizadores.

Pela Coleção: Historiografia de Minas Gerais já foram publicadas as obras A invenção das Minas Gerais – Empresas, descobrimentos e entradas nos sertões do ouro da América portuguesa; História de Nossa Senhora em Minas Gerais; O homem e a montanha - Introdução ao estudo das influências da situação geográfica para a formação do espírito mineiro e Templos modernos, templos ao chão - A trajetória da arquitetura religiosa modernista e a demolição de antigos templos católicos no Brasil.

Sobre os coordenadores e organizadores – Mariza Guerra de Andrade é historiadora, mestre em Ciências Sociais Aplicadas à Educação pela UFMG e autora do livro A educação exilada: Colégio do Caraça (Autêntica, 2000). Foi pesquisadora do Arquivo Público Mineiro, diretora do Serviço de Pesquisa e Informação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e é professora de Metodologia de História e de Pesquisa em cursos de especialização. Francisco Eduardo de Andrade é mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto. Adriana Romeiro é doutora em História Social da Cultura pela Unicamp e professora-associada do Departamento de História da UFMG. Marco Antonio Silveira é doutor em História Social pela USP e professor-adjunto do Departamento de História da UFOP. 

 


Título
História da Civilização Mineira: Bispado de Mariana
Autor: Diogo de Vasconcelos
Número de páginas: 184
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 44,00
ISBN: 978-85-8217-111-0

Título: Diogo de Vasconcelos, o ofício do historiador
Organizadores: Adriana Romeiro e Marco Antonio Silveira
Número de páginas: 160
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-8217-114-1

 


Lançamento em Belo Horizonte
Data: Quinta-feira, 14 de agosto, às 19h30
Local: Livraria do Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1.537 - Belo Horizonte (MG) 

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão 
disponíveis em www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected] 
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom