Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2014 10 Economista analisa a atualidade do marxismo enquanto instrumento analítico

Clientes

Economista analisa a atualidade do marxismo enquanto instrumento analítico

Oct 02, 2014

A crise econômica que se instalou em 2008 trouxe diversos debates acerca do modelo capitalista e confirmou a pertinência do marxismo como instrumento analítico insubstituível quando se trata de compreender esse sistema econômico. Dessa perspectiva, "Crítica e emancipação humana: ensaios marxistas", de João Antonio de Paula, lançamento da Autêntica Editora, registra a atualidade e a importância dessa teoria como pensamento crítico.

De acordo com o autor, a obra – que reúne textos já publicados em periódicos científicos e outros inéditos – mostra que o marxismo segue como “a filosofia insuperável do nosso tempo, como disse Sartre, não só porque partes importantes de sua tradição não se deixaram sufocar, seja pela tragédia stalinista, seja pela degeneração social-democrata, mas também porque continuam capazes de se renovar, de se revolucionar como convém a quem entende a história como processo e projeto”, explica.

Os ensaios estão organizados em quatro partes. A primeira é uma introdução geral que reafirma a centralidade da crítica no projeto marxista. Na segunda, são reunidos textos que buscam mostrar a especificidade do método da crítica da economia política desenvolvida por Marx. A terceira parte incide sobre o núcleo central do que se pode chamar de crítica da economia política, tal como construída pelo pensador alemão. 

O último trecho da obra conta com dois capítulos inéditos: um dedicado a Rosa Luxemburgo, Anton Pannekoek e Karl Korsch e o outro com uma introdução a Ernst Bloch. Nesta quarta parte do livro é discutida a obra desses autores, além de Henri Lefebvre, alguns esquecidos, outros incômodos, radicalmente criativos e críticos. Todos eles exemplares manifestações de um marxismo imprescindível, que, relembrado, ajuda a perseverar na construção de um projeto efetivamente emancipatório. 

A obra integra a coleção Economia Política e Sociedade, que conta com os livros Em busca da inovação: Interação universidade-empresa no Brasil (Wilson Suzigan, Eduardo Albuquerque e Silvio Antonio Ferras Cario, orgs.), O ensaio geral: Marx e a crítica da economia política (1857-1858) (João Antonio de Paula, org.) e Para a crítica da economia política: Manuscrito de 1861-1863 (cadernos I a V) – Terceiro Capítulo: O capital em geral (Karl Marx).

Sobre o autor - João Antonio de Paula é professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. Graduado em Ciências Econômicas pela UFMG (1973), é mestre em Economia pela Unicamp (1977) e doutor em História pela USP (1988). É autor de mais de uma centena de artigos, entre publicações acadêmicas e capítulos de livros, além de ter publicado e organizado mais de vinte livros. Tem mantido constante colaboração em revistas de divulgação científica e participação em conferências, congressos e seminários. Tem pesquisado e publicado em várias áreas das Ciências Sociais: Economia Política, História Econômica, História das Ideias, História das Cidades, Meio Ambiente. Pela Autêntica Editora, publicou Raízes da Modernidade em Minas Gerais (2000), A economia política da mudança (2003), Adeus ao desenvolvimento: a opção do governo Lula (2005) e O ensaio geral (2010).

TítuloCrítica e emancipação humana: ensaios marxistas
Autor: João Antonio de Paula
Número de páginas: 256
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-8217-501-9

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis em
 www.grupoautentica.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Elizandra Hengles | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected] 
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom