Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2008 08 Délcio Teobaldo ganha 4º Prêmio Barco a Vapor da Fundação SM com romance sobre meninos da rua

Clientes

Délcio Teobaldo ganha 4º Prêmio Barco a Vapor da Fundação SM com romance sobre meninos da rua

Aug 26, 2008

Pivetim – um romance proibidão é o vencedor da quarta edição do Barco a Vapor, o maior prêmio brasileiro destinado a originais de literatura Infantil e Juvenil. A cerimônia de entrega aconteceu nesta terça, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, quando também se anunciou a abertura das inscrições para o 5º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, cujo regulamento está disponível na página de Edições SM na Internet (www.edicoessm.com.br). Os livros inscritos, sempre obra inédita, devem se encaixar em uma das quatro séries da coleção Barco a Vapor: leitor iniciante (6 e 7 anos), em processo (8 e 9 anos), fluente (10 e 11 anos) e crítico (12 e 13 anos).

Selecionado entre mais de 500 inscritos, Pivetim – um romance proibidão será publicado na série vermelha (leitores críticos) da coleção. Mesclando passado e presente, realidade e delírio, Pivetim conta o cotidiano vivido por ele e outros meninos de rua. Cheio de agruras e sofrimentos, o relato do garoto mostra sua dura realidade: a violência urbana, a fome, o desamparo etc. Diante desses obstáculos, os meninos são obrigados a elaborar estratégias de sobrevivência, com regras e leis próprias. E apesar desse ambiente desfavorável e sem perspectivas, surgem laços de amizade e solidariedade.

Seu autor, o professor, escritor e jornalista mineiro Délcio Teobaldo, recebeu o troféu Barco a Vapor e R$ 30 mil reais a título de adiantamento de direitos autorais. Em 2007, o vencedor foi o escritor Flávio Carneiro, com A distância das coisas.

O Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil é promovido pela Fundação SM e se propõe a estimular a produção literária nacional e promover a leitura entre crianças e jovens de 6 a 13 anos. É parte do trabalho de SM para a produção de títulos infanto-juvenis de qualidade literária e com temáticas pioneiras. Livros que resgatam o prazer de ler e exploram a forma como a leitura capacita o ser humano a exercer sua cidadania, compreender o mundo e ser feliz.

O evento teve participação do premiado pedagogo e escritor Antônio Carlos Gomes da Costa, do grupo de teatro Os Satyros e da cantora Vanessa Bumagny. Igor Mauro, diretor geral do Grupo SM no Brasil, falou sobre a campanha O Direito de Ler, cujo objetivo é promover a valorização da dimensão educativa e política da leitura, no ano em que se comemoram os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos, e lembrou que este ano a versão espanhola do Prêmio Barco a Vapor completou 30 anos, e que há versões do prêmio também no Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia e Peru, países onde SM atua.

O júri do 4º Prêmio Barco a Vapor esteve formado pelo escritor e professor catarinense Cristovão Tezza, vencedor do Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional e do Prêmio APCA; o professor e escritor Luiz Percival Leme Britto, que por seis anos foi presidente da ALB; a gerente de Literatura de Edições SM, Maria Dolores Prades; a escritora e artista plástica Marina Colasanti, vencedora de quatro Prêmios Jabuti, vários da FNLIJ e o Prêmio da APCA, entre outros; e a professora e escritora Nilma Lacerda, vencedora do prêmio Jabuti, do Rio de Literatura e da FNLIJ.

Related content
Document Actions

Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom