Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2008 09 Instituições de ensino superior podem concorrer ao Prêmio Nacional de Educação em Direitos Huma

Clientes

Instituições de ensino superior podem concorrer ao Prêmio Nacional de Educação em Direitos Huma

Sep 17, 2008

Faculdades e universidades públicas ou privadas de todo o Brasil podem inscrever trabalhos em duas categorias do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, que busca identificar, reconhecer e estimular experiências no âmbito da Educação que promovam os Direitos Humanos.

A primeira é A Formação e a Pesquisa em Educação em Direitos Humanos e abrange as experiências de inclusão da Educação em Direitos Humanos nos currículos dos cursos de nível superior e pesquisa em nível de graduação e pós-graduação voltadas à Educação em Direitos Humanos.

A segunda categoria é voltada à Educação em Direitos Humanos na Extensão Universitária e contempla projetos de extensão universitária de Educação em Direitos Humanos, incluindo processos de formação continuada de profissionais e ações voltadas à comunidade.

A premiação é de R$ 15 mil para os primeiros colocados em cada categoria e R$ 5 mil para os segundos.

Os trabalhos podem ser inscritos pelas instituições isoladamente ou em parceria com outras entidades ou organizações da sociedade civil. Os conselhos escolares, grêmios estudantis e diretórios acadêmicos podem participar por meio da instituição a que estiverem vinculados. Cada instituição de ensino superior pode concorrer com um trabalho em cada categoria.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 6 de outubro, por meio do formulário disponível no site da iniciativa, onde há informações complementares sobre o certame: www.educacaoemdireitoshumanos.org.br.


Sobre o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos - É uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, com o patrocínio e a execução da Fundação SM.

O Prêmio constitui um importante mecanismo para fortalecer as práticas educacionais brasileiras que promovem ações e instrumentos em favor da construção de uma cultura universal dos Direitos Humanos. Ele foi concebido como bienal para permitir, entre uma edição e outra, a troca de experiências e a reflexão sobre os projetos premiados, contribuindo para a consolidação de uma sociedade que afirme valores como a liberdade, a justiça, a igualdade, a solidariedade, a tolerância e a paz.

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.

 


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom