Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2008 10 Contos irreverentes de personagem lendário aproximam leitor da arte de contar história

Clientes

Contos irreverentes de personagem lendário aproximam leitor da arte de contar história

Oct 13, 2008

Nasrudin é um personagem oriundo da cultura islâmica, seguidor do Sufismo, que protagoniza histórias divertidas, irônicas e loucas. Não se sabe bem onde surgiu, já que muitos países disputam a primazia de serem o seu local de origem. O certo é que suas histórias fazem rir e pensar ao mesmo tempo, como pode ser conferido no lançamento de Edições SM, O turbante da sabedoria e outras histórias de Nasrudin, de Ilan Brenman.

As peripécias do protagonista, que era chamado de mulá (mestre) e considerado um grande sábio, equivalem às do personagem brasileiro Pedro Malasartes e resgatam a cultura lendária passada de boca em boca, de geração a geração. As histórias publicadas foram escolhidas a dedo, de acordo com a preferência de Ilan Brenman, que as dividiu em seis partes correspondentes às fases da vida do protagonista: infância, juventude, casamento, maturidade, velhice e morte. Em suas histórias, o mulá não se deixa abater nem nos momentos mais difíceis. Enfrenta a forte seca que assola seu povoado e até mesmo a morte, munido de inteligência e astúcia.

O turbante da sabedoria e outras histórias de Nasrudin não se limita ao mundo infantil. Trata das aflições da vida adulta sem perder o humor. Os contos, ainda que curtos, abordam temas filosóficos, como o sentido da vida e a obediência cega às convenções, sempre com irreverência e ingenuidade, “desmantelando figuras poderosas, regras arcaicas, convicções fanáticas”, como afirma o próprio autor no prefácio. As ilustrações, feitas por Samuel Casal, ajudam a dar um tom ainda mais descontraído às aventuras do sábio cidadão. O livro é parte do selo De Boca em Boca, integrante da coleção Comboio de Corda, que publica histórias para serem lidas e interpretadas em voz alta, proporcionando um maior contato do leitor com a dramatização e com diferentes tipos de textos.

Sobre o autor - Filho de argentinos, neto de russos e poloneses, Ilan Brenman nasceu em Israel e mora no Brasil desde 1979. Há mais de 15 anos conta histórias por todos os cantos do Brasil. Além disso, é doutorando da Faculdade de Educação da USP, dá cursos, palestras e presta consultoria para diversas entidades educativas e culturais.

Sobre o ilustrador - Samuel Casal vive em Florianópolis, nasceu em 1974 e é ilustrador profissional desde 1990. Quadrinista e designer, já ilustrou livros para crianças e jovens, entre eles uma edição de contos de Edgar Alan Poe para a editora alemã Die Gestalten. Com vários prêmios em seu currículo, Samuel colabora com jornais e revistas e participou de exposições no Brasil, Europa e América Latina.

Título: O turbante da sabedoria e outras histórias de Nasrudin
Autor: Ilan Brenman
Ilustrador: Samuel Casal
Número de páginas: 96
Formato: 16 x 23 cm
Preço: 26,50
ISBN: 978-85-60820-24-5
Edições SM

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho do grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.

 


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom