Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2008 10 Edições SM lança 'Para Viver Juntos', projeto didático para o Ensino Fundamental II

Clientes

Edições SM lança 'Para Viver Juntos', projeto didático para o Ensino Fundamental II

Oct 02, 2008

Precedida pelo sucesso de Aprender Juntos (Ensino Fundamental I), Edições SM lança agora Para Viver Juntos, uma coleção de livros didáticos para o Ensino Fundamental II que se propõe a contribuir para a formação de cidadãos participativos e autônomos, que tomam decisões e agem em um mundo em constante mudança.

Três eixos permeiam todo o projeto. Em primeiro lugar, a competência leitora visa desenvolver a capacidade de identificar significados, sentidos e valores nos textos lidos e usar a palavra para se expressar e agir de acordo com seus ideais. Em segundo lugar, a resolução de problemas promove a capacidade de aplicar conceitos adquiridos, de selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, avaliar alternativas e, finalmente, conceber propostas e soluções para situações diversas. Por fim, a convivência é estimulada e discutida de modo articulado aos conteúdos de cada disciplina, explorando questões éticas e políticas e fomentando o respeito à diversidade e ao ambiente.

Em todas as disciplinas (Português, Matemática, Geografia, História e Ciências), cada capítulo começa com uma imagem que apresenta o assunto a ser estudado e promove reflexões que levantam os conhecimentos prévios dos alunos com relação a este tema. A participação do aluno é requerida em outros momentos e de várias formas, como nas seções Caixa de Ferramentas e Projetos. A primeira tem o objetivo de ensinar ferramentas importantes para a vida escolar do aluno, como procedimentos de pesquisa e uso de imagens e legendas. Já a seção Projetos estimula o trabalho em equipe, a pesquisa e a investigação e propõe o uso das habilidades adquiridas na seção anterior.

Além disto, Para Viver Juntos se preocupa em aproximar os conceitos estudados da realidade do aluno e trazer referências de textos, imagens, fotos e ilustrações de fontes diversas e atuais que contribuam para o aprendizado e a reflexão crítica. Também apresenta possibilidades de ampliação dos conteúdos estudados por meio de seções específicas e indicação de filmes, sites, livros e revistas.

Na disciplina Português, a proposta parte do estudo de gêneros, inclusive orais. Cada capítulo trabalha a leitura, a interpretação e a produção de um gênero de texto distinto, além dos conhecimentos lingüísticos. O projeto apresenta textos significativos da literatura brasileira, clássicos e textos atuais da literatura africana.

Em Matemática, a proposta é que o aluno aprenda a matemática a partir dos conhecimentos que ele já adquiriu, sem desconsiderar a memorização e a fixação dos novos conhecimentos. Dos existentes no mercado, é o livro com o maior número de exercícios, com atividades para classe e para casa em ordem crescente de dificuldade.

Em História, a abordagem é cronológica e integrada, contemplando os temas mais relevantes da História da Humanidade, desde a Antiguidade até os dias atuais, intercalando História Geral e do Brasil. Neste percurso, o projeto não privilegia a história econômica e política, mas valoriza também a história do cotidiano, da cultura e das idéias.

Em Geografia, o projeto contempla todas as vertentes da disciplina – humana, cultural, econômica e física. O trabalho de leitura e produção de mapas temáticos, essenciais para a compreensão geográfica, foi cuidadosamente desenvolvido e contou com a assessoria de Mário de Biasi, professor e doutor em Geografia pela USP. Além disto, apresenta a seção Fazendo Geografia, que trabalha especificamente a alfabetização cartográfica do aluno.

Em Ciências, o objetivo é despertar ou incrementar o interesse do aluno pelas ciências naturais, aproximando a ciência do cotidiano e utilizando recursos que criam oportunidades para o aluno opinar sobre questões que envolvem ciência, tecnologia e sociedade. Outro ponto importante é a apresentação de experimentos de fácil execução, sempre relacionados ao conteúdo estudado, promovendo a vivência dos conceitos adquiridos.

O projeto Para Viver Juntos oferece ao professor o Guia Didático, pensado aula-a-aula e desenvolvido para ser um apoio efetivo. O guia traz comentários, orientações, sugestões e atividades que aprofundam e multiplicam as possibilidades de trabalho em sala de aula.

Para Viver Juntos já incorpora o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa.

Título: Para Viver Juntos
Disciplinas: Português, Matemática, História, Geografia e Ciências
Anos: 6º ao 9º
Formato: 20,5 x 27,5 cm
Edições SM 

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho do grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom