Clientes
Escola Municipal Adérito Gomes Gouveia - São João de Meriti (RJ)
Oct 07, 2008
No quadro esportivo brasileiro, o Brasil tem se destacado bastante como os bons resultados que obtivemos nos Jogos PAN Americano, principalmente nos jogos coletivos. É comum escutarmos frases como “Brasil, o país do futebol”, e virmos a ascensão social de muitos meninos de classes baixas como por exemplo Ronaldinho Gaúcho, que numa pesquisa feita recentemente foi considerado o brasileiro melhor remunerado no ano de 2007. São histórias que acabam em filmes como a de “Garrincha”, “Pelé” e “1958 o anos em que o Brasil foi descoberto”. Todo este contexto começa num sentimento que é unânime ao ver torcedores lotando estádios, entoados todos num único canto...é paixão.
O brasileiro é apaixonado pelo futebol, tem aqueles que jogam profissionalmente, alguns chegam a ser craques, tem aqueles que jogam a pelada nos fins de semana para rever os amigos, “desenferrujar as juntas”, e tem aqueles que torcem, esses podemos de dizer que mais que torcedores, sofrem juntos, emocionam-se, vibram...as cidades param como aconteceu na conquista do título pelo Sport esta semana.
E em São João de Meriti, não é diferente, uma cidade localizada na Baixada Fluminense, com a maior densidade demográfica da América Latina e com um dos menores IDHs do país, nossos brasileirinhos são verdadeiros artistas quando se trata de bola no pé.
A idéia deste projeto surgiu numa aula de Educação Física. Em todas as aulas na maioria das escolas o futebol é sempre solicitado. Em uma destas aulas ao ser questionada por um aluno, a professora responde: “Futebol não, você já o joga lá na sua rua” e o aluno responde: “Como professora se lá na rua é morro, e a única quadra que tem no bairro é a da escola”. Neste momento houve uma grande reflexão por parte da professora.
Na rede de ensino público de São João de Meriti, os professores trabalham através de projetos, e este ano foi proposto os quatro pilares da Educação como temáticas a serem trabalhadas:
- Aprender a Conhecer
- Aprender a Fazer
- Aprender a Conviver
- Aprender a Ser
Resolvemos então trabalhar um projeto sobre futebol (paixão nacional) que permeasse por estes pilares e que existisse dentro dele a interdisciplinaridade, baseada no módulo do PROJETO JOGA LÁ – “joga lá para conviver”. Este módulo foi escolhido devido a urgência mundial em que os seres habitantes do planeta Terra têm em aprenderem a conviver para a sobrevivência dos seres vivos que aqui habitam.
Portanto decidimos começar por nossas escolas, através dos adolescentes que são grandes agentes neste processo de conscientização e transformação. E o esporte é um excelente meio para o aluno aprender, através dele que desperta o grande interesse do adolescente poderemos educar nossos alunos para a vida.
Metodologia
Foi proposto para os alunos do Ciclo IV da E.M. Adérito Gomes Gouveia:
As atividades abaixo citadas foram discutidas nos grupos de estudo realizados mensalmente na rede pública de ensino da prefeitura de São João de Meriti
1º momento: APRENDER A CONHECER
Pesquisa sobre o futebol: Quais espaços públicos temos para a prática do futebol na Cidade de São João de Meriti?
Educação Física – Conhecer o próprio corpo (aprender a identificar a FC max, cálculo do peso ideal, reações fisiológicas)
Geografia – Os espaços físicos que foram identificados, processo de urbanização, discutir sobre a Cidade populosa em que vivemos.
Arte- Confecção de maquetes (o espaço para a prática de futebol que temos e o que queremos)
Matemática – Gráficos dos resultados, cálculo de área, perímetro dos campos que temos, diferenciando do oficial.
2º momento: APRENDER A FAZER
Pesquisa sobre a história do futebol, fundamentos, principais regras.
Português – Técnicas e elaboração de livros (História do futebol, biografia de grandes personalidades, a história das conquistas dos títulos mundiais).
Educação Física – Construção de um campeonato de futebol (adequação das regras à realidade da escola). Escala e preparação da arbitragem. Propaganda, divulgação e organização do campeonato.
História – O contexto histórico que a Europa vivia com o surgimento do futebol, e quais as implicações deste na sociedade da época (Revolução Industrial e Luta de classes).
Ciências – O que acontece com o aparelho respiratório antes, durante e depois uma partida de 90 minutos com jogadores profissionais.
Artes – Videoteca (Principais filmes retratando o futebol). Debate sobre os filmes. Apresentação de uma dramatização (cada turma participante apresentou um gênero literário).
3º momento: APRENDER A CONVIVER
Mostra e Debate do jogo Botafogo X Náutico na Copa do Brasil 2008
Observação do comportamento da torcida, dos jogadores, da arbitragem, da mídia.
Ciências – A agressividade no esporte, alimentos que podem aumentar/diminuir o nível de stress dos atletas. A importância da ingestão de água, principalmente durante a prática de atividade física, temperatura corporal.
Geografia – A violência das torcidas organizadas, organização de grupos sociais como Grêmio Escolar (finalidades), promoção de eleições para representantes de turma.
História – Confecção de linha do tempo com marcos esportivos (momentos em que além da superação do corpo humano, houve a superação de guerras territoriais, solidariedade e cooperação).
Artes – Elaboração de um vídeo e Exposição de fotografias do campeonato.
Matemática – Porcentagem (situações problema envolvendo a torcida e a compra de ingressos) e confecção de tabelas para o campeonato em dois formatos eliminatória simples e dupla.
Português – Criação de paródias com a temática sobre esporte e do grito de “paz” das torcidas das turmas participantes do campeonato.
Inglês – Mostra do filme “desafiando gigantes” que retrata a paixão americana pelo futebol e é um filme impregnado de valores com uma mensagem bastante positiva.
Ensino Religioso – Dinâmica “a corrente do bem”.
Educação Física – Realização do campeonato (futsal feminino e masculino).
Conclusão
Buscamos com estas atividades desenvolvidas ao longo do projeto despertar ainda mais o amor pelo futebol, e por outros esportes também. Proporcionando aos alunos conhecimento sobre o esporte, suas regras, fundamentos, não com a finalidade de mecanizar ou transformar alunos em atletas, mas buscar dar embasamento para que se tenha um olhar crítico e um comportamento ético para poderem praticar ou até mesmo na condição de telespectador.
Saber apreciar o esporte como colaborador da qualidade de vida, momento de lazer, espetáculo ou até mesmo profissão. É importante ressaltar que o esporte da escola é diferente do esporte de alto nível, e que nas escolas temos a oportunidade de transformar as regras desde que esta mudança favoreça a promoção do esporte e esteja de acordo com as necessidades do grupo. Com esta abertura, os alunos tornam-se autores da própria prática, mas para isso eles têm que conhecer as regras oficiais, para adequá-las a própria realidade.
Equipe premiada
- Elisabeth Oliveira Brum (professor)
- Thalisson Patrick Ferreira Patrocinio (aluno)
- Mayara Ecard de Oliveira (aluna)
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho do grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br