Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2008 10 Escola Unidade Integrada Joaquim Gomes de Sousa - São Luís (MA)

Clientes

Escola Unidade Integrada Joaquim Gomes de Sousa - São Luís (MA)

Oct 07, 2008

Metodologia

Para a execução de nosso projeto e, seguindo as orientações gerais propostas pelo JOGA LA!, escolhemos como eixo didático a cultura local (Cacuriá, Reggae), Capoeira e Futevôlei, por serem modalidades desenvolvidas em grupo e que  garantem os três eixos: Joga Lá! para melhorar; Joga Lá! para conviver e Joga Lá! para a humanidade.

Partimos dos conhecimentos prévios a respeito dos temas. Feito o registro dos mesmos e elaboradas  novas perguntas decidimos pela criação e participação de um Festival de Dança/Folclore (Cacuriá), Futevôlei e Capoeira, que contou a participação de quarenta alunos (21 masculino/21 feminino), formando 7 equipes (mistas) de seis participantes por equipe. Com  isto responderíamos as questões e experimentaríamos a alegria do esporte, da dança e da luta.

Seguimos os critérios de avaliação, conforme listaremos abaixo:

  • Esporte como construção de cidadania e socialização; 
  • Ação de Cidadania com  cortes de cabelo, manicure, aplicação de flúor, apresentação de danças, brincadeiras entre outros – desenvolvida em conjunto com a comunidade escolar e seu entorno; 
  • Avaliação física e nutricional, palestras e pesquisa sobre obesidade Infantil, DSTs – Doenças Sexualmente Transmitidas - e gravidez na adolescência;
  • Participação dos jogos cooperativos, Gincanas e ação social;
  • Integração no grupo de Dança de alunos inclusos (alunos com necessidades especiais inclusos nas turmas regulares), e demais membros do projeto JOGA LÁ!;
  • Criação e participação do torneio de Futevôlei em duplas mistas (masc/fem);
  • Criação e participação de pesquisa e gincana de brincadeiras tradicionais entre pais ou responsáveis e alunos (folguedos juninos e cultura afro-americana);
  • Criação e participação de palestras educativas sobre Violência nas escolas, fumo, álcool, sedentarismo e qualidade de vida.

Contamos com a participação da Professora Sandra Maria Barros Alves Melo (coordenação pela SEDUC/URE), do Professor Arlindo de Jesus Azevedo (coord. do projeto na escola) e dos professores Lucywalter de Jesus silva Belfort, Diulinda Pavão costa e Ana Cristina Soares da Mata. Nossas atividades tiveram início na terceira semana de abril, em maio, um mês após, fizemos a primeira avaliação e no dia 14 de junho o júri formado pelos professores acima e a direção da escola, escolheram entre os 42 participantes a dupla que representará a Unidade Integrada “Joaquim Gomes de Sousa nas etapas regional e nacional, por considerarem que os mesmos estão aptos e que apresentam as habilidades e competências almejadas pelo JOGA LA!, nossos representantes são Jaquele Reis da Silva e Raynderson da  Silva Ferreira.

Abaixo anexamos o projeto: “A Capoeira e sua contribuição social: um projeto de extensão na UNIDADE INTEGRADA JOAQUIM GOMES DE SOUSA” E informações gerais sobre a dança do Cacuriá  e do Reggae.

É mister ressaltar que a utilização da atividade esportiva para o “desenvolvimento das competências educacionais gerais” só terá o resultado pretendido se associada as demais disciplinas do currículo escolar e levada a sério e, não apenas com “recreação”, como foi vista durante muito tempo. Isso significa que suas ações perpassam  pelas diversas áreas do conhecimento e conta, portanto, com a colaboração dos demais docentes, assim como, de toda a comunidade escolar.

 


 

Equipe premiada

  • Arlindo Azevedo (professor)
  • Ítalo Francsco Máximo Pinheiro (aluno)
  • Nara Elizabeth Maciel (aluna)

 


 

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho do grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.

 


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom