Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2008 10 Preconceito racial e religioso em uma aventura policial e mística

Clientes

Preconceito racial e religioso em uma aventura policial e mística

Oct 30, 2008

Há uma lenda judaica na qual Judá Loew, um rabino de Praga, constrói uma criatura gigantesca de barro e água por meio da magia contida nos escritos da Cabala. O ser foi chamado de golem e devia proteger os judeus do século XVI, que viviam em guetos e sofriam perseguições e ataques de anti-semitas. Esse ser artificial e mítico ganha vida na São Paulo dos anos 80, no livro O golem do Bom Retiro, de Mario Teixeira, lançamento de Edições SM e integrante da coleção Barco a Vapor – Série Laranja (para leitor fluente, a partir dos 10 anos). 

O bairro paulistano do Bom Retiro foi escolhido como cenário por sua mistura de culturas e tradições, um recorte da realidade mais ampla de São Paulo, que sempre atraiu diversas correntes migratórias. É aí que o pequeno Ariel, filho do rabino Peretz, sofre com as ações dos skinheads, que aterrorizam a vizinhança com atos violentos regidos pelo preconceito racial e religioso. Fascinado pela história original do golem, decide criar um para proteger os judeus do Bom Retiro e seus dois amigos, Riri (uma menina católica) e Nico (um menino de rua) de seus inimigos, iniciando uma grande aventura policial e esotérica.

O golem do Bom Retiro, livro que o escritor Moacyr Scliar considera uma “esplêndida contribuição para a literatura juvenil em nosso país”, retrata com seriedade temas polêmicos como o racismo e a intolerância com diferentes crenças e ideologias. Também provoca uma série de questionamentos éticos, existenciais e filosóficos nas personagens a partir do conflito entre criador e criatura, além de apresentar uma crônica de costumes, retratando o modo de ser de uma família judaica ortodoxa. Um glossário explicando os termos utilizados pelos personagens judeus completam a publicação.

Sobre o autor – Mário Teixeira nasceu na cidade de São Paulo, em 1968. É autor de telenovelas, ligado ao núcleo de teledramaturgia da Rede Globo de Televisão. Participou da criação de alguns programas infanto-juvenis, entre os quais se destacam o Castelo Rá-tim-bum (TV Cultura) e o Sítio do Picapau Amarelo (Globo). Como romancista, publicou Salvando a pele (São Paulo, Editora Ática, 2007).  

Título: O golem do Bom Retiro
Autor: Mario Teixeira
Ilustração: Renato Alarcão
Número de páginas: 336
Formato: 12 x 19 cm
Preço: R$ 23,50
ISBN: 978-85-7675-226-4
Edições SM

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho do grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.

 


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom