Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2008 12 Jogo criado por alunos de escola pública pernambucana rende viagem à Espanha

Clientes

Jogo criado por alunos de escola pública pernambucana rende viagem à Espanha

Dec 18, 2008

A Escola Municipal Izaulina de Castro e Silva, da cidade de Olinda (Pernambuco), foi uma das vencedoras do Joga Lá, uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e apoio da Fundação SM e da Fundação Futebol Clube Barcelona.

O Joga Lá premia projetos esportivos desenvolvidos em escolas públicas de todo o Brasil que tenham um cunho educacional, estimulando a cidadania, a solidariedade, o jogo limpo e a convivência. A seleção dos vencedores leva em conta, principalmente, a eficácia do projeto e a possibilidade de replicação em outras realidades sociais. Como parte da premiação, dois estudantes e um professor viajaram à Espanha.

Durante vários meses, os alunos Jonathan Josafá Lopes de Mendonça (11 anos) e Nayara Pámela Evangelista (13) trabalharam na criação do Teia de Aranha, metáfora para uma teia que enreda outros indivíduos e, assim, ajuda na transmissão da idéia de paz. O jogo utiliza um rolo de cordão e uma bola, sendo que cada jogador, enquanto segura o barbante, deve citar atitudes que melhorariam a vida no planeta. Quando todos os participantes estiverem segurando o cordão, a bola não pode cair no chão.

“É um jogo que estimula o trabalho em equipe”, diz o professor responsável Marcos Aurélio. Para ele, projetos como esse instigam a mudança de comportamento dos jovens em relação à escola, família e amigos, principalmente quando voltados para uma parcela mais pobre da população. “Estas crianças estão tendo a oportunidade de conhecer novas culturas ainda muito jovens. Ganhar este projeto alavancou novos sonhos e metas na vida desses alunos, que voltaram da Espanha com uma visão de mundo mais ampla. Até aprenderam um pouco do idioma”, conta.

Depois da repercussão do Joga Lá, foi percebido um aumento de interesse pela prática de esportes, que funciona como meio de integração educacional e estímulo cultural, proporcionando novos horizontes. Marcos acrescenta que alunos com problemas de relacionamento e mesmo físicos passaram a se interessar pelo esporte. Além disso, o projeto despertou novas pesquisas locais nesse âmbito para incentivar a mediação de valores. 

Para conhecer o Teia de Aranha, jogo criado pela Escola Municipal Izaulina de Castro e Silva, de Olinda, clique aqui.

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho do grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom