Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 01 Escola pública de Charqueadas vence o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos

Clientes

Escola pública de Charqueadas vence o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos

Jan 29, 2009

Baseada na ideia de que o patrimônio cultural - integrado por monumentos, museus e memoriais históricos - está presente em todos os espaços urbanos, a Escola de Ensino Fundamental Pio XII, da cidade de Charqueadas (RS), criou e implantou o projeto (Re)lendo o mundo pelas histórias de vida: o Memorial do Assentamento 30 de maio. Com ele, ganhou o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), na categoria "A Educação em Direitos Humanos na Escola - Escolas Públicas", concorrendo com 153 escolas de todo o Brasil.

Durante dois anos, a escola acolheu 22 jovens e adultos do Assentamento 30 de maio, ligado ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), que desejavam voltar a estudar, e concedeu um certificado aos estudantes após a conclusão das aulas.

Uma das atividades desenvolvidas com esses alunos foi relatar por escrito suas histórias, atreladas diretamente às experiências vividas pelas 48 famílias que, com muita luta, construíram e conseguiram firmar uma associação a partir de suas histórias.

“Enfrentamos dificuldades na área político-pedagógica para manipular o calendário dessa turma e também a grade curricular, mas conseguimos encarar muito bem o desafio. Ficamos muito agradecidos por termos vencido com essa iniciativa, porque pudemos provar a importância do nosso trabalho para a sociedade e deixar claro que as escolas públicas têm valor e merecem respeito”, conta a diretora da Escola de Ensino Fundamental Pio XII, Simone Barbieri.

O projeto também propôs a construção de um memorial para recuperar as histórias de vida de cada educando e, assim, alcançar maior aceitação e respeito entre os habitantes do município, que têm a oportunidade de crescimento social, histórico e cultural. “Nossa intenção é apresentar os dois lados: o rural e o urbano. Demonstrar para os habitantes da cidade que o assentamento ajuda no seu desenvolvimento e sustentabilidade”, acrescenta Simone.

Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos foi promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, com o patrocínio e a execução da Fundação SM. 

Com mais de 350 inscritos de todo o Brasil, foram premiadas as seguintes categorias: As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos; A Educação em Direitos Humanos na Escola - Escolas PúblicasA Educação em Direitos Humanos na Escola - Escolas PrivadasA Formação e a Pesquisa em Educação em Direitos Humanos; A Educação em Direitos Humanos na Extensão Universitária.

Os primeiros colocados em cada categoria receberam, além de troféu e certificado, R$ 15 mil. Os segundos, R$ 5 mil. A entrega dos prêmios aconteceu no dia 3 de dezembro de 2008, no Memorial JK, em Brasília.

A próxima edição do PNEDH acontecerá em 2010. Para este ano, está prevista a disseminação, troca de experiências e reflexão sobre os trabalhos vencedores.

Clique aqui para conhecer na íntegra o projeto criado e desenvolvido pela Escola de Ensino Fundamental Pio XII, da cidade de Charqueadas (RS) e aqui para conhecer o projeto desenvolvido pela Escola Estadual Profª Julieta Caldas Ferraz, de Taboão da Serra (SP), segunda colocada na categoria.

Mais informações sobre o PNEDH estão disponíveis no site: www.educacaoemdireitoshumanos.org.br.

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom