Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 01 Escola rural de Tocantins promove educação por meio do esporte e ganha viagem à Espanha

Clientes

Escola rural de Tocantins promove educação por meio do esporte e ganha viagem à Espanha

Jan 08, 2009

Situada na zona rural do município de Porto Nacional, em Tocantins, a Escola Estadual Beira Rio foi uma das vencedoras do Joga Lá, um projeto de educação e esporte que premiou ações desenvolvidas em escolas públicas de todo o Brasil que tivessem um cunho educacional, estimulando a cidadania, a solidariedade, o jogo limpo e a convivência.

Como parte da premiação, dois estudantes e um professor de cada escola viajaram à Espanha, onde conheceram cidades como Barcelona e Madri (na foto, o grupo visita o estádio do Barcelona).

Luzineth Barbosa Sousa, professora da Escola Estadual Beira Rio, destacou que a oportunidade de viajar para a Espanha “foi uma experiência muito boa, um choque cultural, conhecemos outra cultura e trocamos experiências. Meus alunos aprenderam muito e adoraram assistir ao jogo do Barcelona”. Os alunos que viajaram à Espanha foram: Ericles Alves de França e Kesia Santos Sales.

Carente de infraestrutura básica na área de lazer, o município de Porto Nacional não oferece para a comunidade local espaços como quadras de esporte, parques, praças e campos de futebol. A escola representa uma alternativa ao promover atividades educativas e sociais que proporcionam lazer e educação por meio do esporte.

As ações propostas para o Joga Lá contemplam atividades interdisciplinares. Um dos projetos foi a criação das Olimpíadas de Matemática, que trabalha disciplinas de educação física e matemática e estimula, por meio de atividades esportivas, o interesse em outras disciplinas.

No jogo, os alunos são divididos em equipes. Na primeira etapa, respondem a perguntas de matemática e o time que acerta o maior número de questões tem a preferência e joga antes do outro, instigando assim o interesse e a empolgação para estudar e responder as perguntas propostas. São disputadas várias modalidades, como futebol, vôlei e basquete.

O Joga Lá é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com apoio da Fundação SM e da Fundação Futebol Clube Barcelona. A seleção dos vencedores levou em conta a eficácia do projeto e a possibilidade de replicação em outras realidades sociais.

Para conhecer o projeto desenvolvido pela Escola Estadual Beira Rio, clique aqui.

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom