Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 01 Mito maia tem sua versão inédita em português para crianças

Clientes

Mito maia tem sua versão inédita em português para crianças

Jan 06, 2009

O Popol Vuh, escrito na língua maia-quiché, é um dos poucos livros maia que sobreviveu à colonização europeia da América. Nesta compilação de lendas que, juntas, formam uma concepção única da origem do mundo, o leitor encontra rituais de sacrifício, cenários míticos, seres extraordinários e mágicos que revelam a cultura e o sistema religioso das civilizações pré-colombianas que ocupavam o que hoje é a Guatemala e o sul da península de Iucatã. Em Os gêmeos do Popol Vuh, lançamento de Edições SM, Jorge Luján narra para o público infanto-juvenil uma dessas histórias de profunda beleza e de significados complexos.

Os gêmeos do Popol Vuh enriquece o olhar acerca da diversidade das sociedades humanas. Levantando outras questões importantes para o mundo moderno, como a indiferença e hostilidade em relação ao meio ambiente, ajuda a romper com a noção atual de que num mundo caótico, violento e fragmentado, as ações - sejam individuais ou coletivas - têm pouca possibilidade de produzir algum efeito.

O enredo é centrado nas aventuras dos irmãos gêmeos Hun Ah Pu e X Balam Ke, que se aliam à natureza e usam a magia e o poder da palavra para derrotar as forças que governam o mundo dos mortos. A narrativa desta viagem, além de proporcionar uma melhor compreensão dos mitos maias, destaca a importância da aprendizagem na superação de obstáculos e relabora temáticas presentes em quase todas as culturas humanas, como a clássica divisão do mundo em forças do Bem e do Mal.

Os gêmeos do Popol Vuh faz parte da coleção Cantos do Mundo que propõe um passeio pelos cinco continentes para conhecer outros povos e um mundo de histórias. Nesse sentido, os valores, conhecimentos e formas de compreender o mundo presentes no mito maia levam à discussão sobre a construção da memória coletiva, um dos objetivos da obra de Jorge Lujan.

Sobre o autor – Jorge Luján nasceu em Córdoba, Argentina, e vive na Cidade do México. Escritor e músico, ele recebeu, entre outros, o Premio AL Arte Editorial 2005, da Cámara de La Industria Editorial Mexicana, e o Premio de Poesia para Niños 1995, da Asociación de Literatura Infantil y Juvenil Argentina.

Sobre o ilustrador – Saúl Oscar Rojas nasceu em Catamarca, Argentina, e mora hoje em Buenos Aires. Há mais de vinte anos se dedica à ilustração infantil e muitos de seus trabalhos integram os catálogos de bienais importantes no mundo todo. Em 2001, recebeu o Premio Lazarllo de Ilustracíon, da Organizacíon Española para El Libro Infantil y Juvenil.

Título: Os gêmeos do Popol Vuh
Autor: Jorge Luján
Ilustração: Saúl Oscar Rojas
Tradução: Heitor Ferraz Mello
Número de páginas: 80
Formato: 21 x 27 cm
Preço: R$ 29
ISBN: 978-85-7675-170-0
Edições SM

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.

 


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom