Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 01 Narrativas sobre Yemanjá transportam leitor jovem ao mundo da cultura africana

Clientes

Narrativas sobre Yemanjá transportam leitor jovem ao mundo da cultura africana

Jan 21, 2009

No dia 2 de fevereiro as praias brasileiras ficam lotadas por conta das homenagens prestadas a Yemanjá, entidade do Candomblé, e, para entender melhor a origem desse mito, o livro Yemanjá, da baiana Carolina Cunha, publicado por Edições SM, conta de forma divertida a lenda da deusa da água e mãe de todas as coisas. A obra é repleta de coloridas ilustrações – desenhadas pela própria autora – que remetem ao mundo de fortes tonalidades da cultura africana.   

Dois contos narram passagens importantes sobre a vida dessa “mulher de rara beleza”, símbolo da fartura, da feminilidade e da fertilidade. O primeiro deles descreve a passagem da Rainha do mar pela terra, ao se casar com a entidade da adivinhação, Orumilá-Ifá, e depois com Erinlé, um caçador de elefantes que provocou a ira de Yemanjá e sua volta ao mar. 

Outra narrativa traz a história de um lavrador de favas que, ao colhê-las e deixá-las secar ao sol, é roubado. Ao tentar desvendar o mistério do sumiço de suas vagens, o agricultor se encontra com Yemanjá, a quem oferece comida e em troca, por muito tempo, sua fazenda foi a mais abastada da região. 

Yemanjá é parte da Coleção Okú Láilái, repertório de lendas clássicas da cultura e religião africanas dos povos yorubás, indicado para leitores de todas as idades (a partir dos 8 anos) que queiram saber e aprender ainda mais sobre os conceitos e crenças que regem o mundo desses personagens.

Sobre a autora e ilustradora – Carolina Cunha é baiana de Salvador, onde se conserva mais puro o legado Yorubá fora da África. Atraída pelos mistérios dos encantos africanos desde menina, acabou se tornando pesquisadora de línguas e artes africanas no Brasil. Em 2002, publicou Aguemon, seu primeiro livro. Pela SM lançou Caminhos de Exu, na Coleção Barco a Vapor, em 2005. Com Yemanjá, a autora apresenta o mundo mágico das águas primordiais.

Título: Yemanjá
Autora e ilustradora: Carolina Cunha
Número de páginas: 64
Formato: 20,5 x 27 cm
Preço: R$ 29
ISBN: 978-85-7675-181-6
Edições SM

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.

 


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom