Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 02 Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos lança revista e cria banco de trabalhos inscritos

Clientes

Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos lança revista e cria banco de trabalhos inscritos

Feb 26, 2009

Todos os 352 trabalhos inscritos em 2008 no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) estão agora acessíveis para consulta no site www.educacaoemdireitoshumanos.org.br.

Além de ser possível conhecer em detalhe as experiências participantes em cada categoria, o site traz também uma revista com o balanço dos resultados e aprendizados do Prêmio. “O lançamento da revista e o acesso a todos os projetos inscritos são uma forma de efetivamente disseminar as experiências realizadas no país em prol da educação em direitos humanos”, afirma o diretor geral da Fundação SM, Igor Mauro.

Criado em 2008, em comemoração aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o PNEDH é uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, com o patrocínio e a execução da Fundação SM.

O PNEDH foi concebido numa perspectiva pedagógica, ou seja, seu objetivo não é apenas o de premiar as melhores práticas de educação em direitos humanos, mas estimular a colaboração entre diferentes agentes envolvidos com a educação nacional e consolidar a percepção segundo a qual os direitos humanos se realizam na coletividade, nos relacionamentos sociais, no estabelecimento de vínculos que respeitam e valorizam a diversidade. Por isso a premiação não é concedida a indivíduos, mas a instituições de educação, espaços onde as pessoas devem não só conhecer seus direitos, mas vivenciá-los no seu cotidiano, para que possam integrar-se de forma ativa na sociedade, ampliar seus conhecimentos, adaptarem-se às mudanças sociais e do trabalho, e dispor da palavra e da ação para o exercício de seus direitos como pessoas livres.

Foram premiadas quatro categorias:

  • As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos, destinada a secretarias estaduais e municipais com estratégias de inserção dos Direitos Humanos nos currículos da educação básica.
  • A Educação em Direitos Humanos na Escola, subdividida entre escolas públicas e escolas privadas que contemplem os Direitos Humanos nos planos político-pedagógicos das instituições.
  • A Formação e a Pesquisa em Educação em Direitos Humanos, destinada a as universidades públicas e privadas que tenham a Educação em Direitos Humanos em seus cursos e pesquisas em nível de graduação e pós-graduação.
  • A Educação em Direitos Humanos na Extensão Universitária, disputada por universidades que realizem trabalhos de extensão universitária, como formação continuada de profissionais ou ações voltadas à comunidade.

O endereço do site do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos é: www.educacaoemdireitoshumanos.org.br.

Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom