Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 04 Histórias para crianças de crianças que trabalham

Clientes

Histórias para crianças de crianças que trabalham

Apr 27, 2009

Em 1886, milhares de trabalhadores foram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, para reivindicar melhores condições de trabalho, inclusive a redução da jornada, de treze para oito horas. O acontecimento, seguido de várias outras revoltas dos trabalhadores, ocorreu em 1º de maio, dia em que até hoje é comemorado o Dia do Trabalho. Para celebrar a data, Edições SM destaca três títulos para crianças e jovens que abordam a questão do trabalho infantil.

Irmãos pretos, de Lisa Tetzner e Hannes Binder, além de retratar o trabalho infantil, fala de amizade, diversidade cultural e ética. Nesta adaptação das 600 páginas da edição original escrita pela alemã Lisa Tetzner, o suíço Hannes Binder concebeu um impressionante romance ilustrado. Conta a história de Giorgio, um menino e 12 anos que mora em Sognono, Cantão do Ticino, região italiana da Suíça. Tudo se passa em 1838. Afetada pela miséria em decorrência da seca, a família de Giorgio o vende para trabalhar em Milão como limpador de chaminés. Indicado para leitores fluentes e críticos (a partir dos 10 anos).

Em Os operários com dentes de leite: histórias sobre o trabalho infantil, a francesa Sigfrid Baffert mostra a exclusão social ao lado de crianças trabalhadoras. O tema Trabalho Infantil é abordado em três relatos de diferentes épocas, rememorando que a realidade de crianças sem infância vem de muito tempo. O primeiro trata de duas meninas coreanas que trabalham numa tecelagem na França atual; o segundo, de uma marroquina que passou a infância entre teares em Fez-el-Bali; o último, de um menino operário na França prérevolucionária do século XIX. Também indicado para leitores fluentes e críticos.

Por fim, o espanhol Jordi Sierra i Fabra, em A fábrica de nuvens, conta a história de Pampelum, um pequeno país sem mar. Ali, as nuvens são produzidas numa fábrica pelo artista Plub. Certo dia, as tintas branca e preta acabam, e ele resolve improvisar. Logo o céu de Pampelum aparece coberto de nuvens coloridas, causando enorme confusão. Irreverente, este livro favorece uma visão crítica da sociedade atual, misturando política e arte com profundidade e leveza. Dessa forma, além de falar de trabalho, retrata temas como ética, imaginação, meio ambiente e consumo. Indicado para leitores em processo (a partir dos 8 anos).

Para mais informações sobre esses e outros livros de Edições SM, acesse: www.edicoessm.com.br.

Related content
Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom