Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 05 Em texto filosófico e poético, Bartolomeu Campos de Queirós reflete sobre a passagem do tempo

Clientes

Em texto filosófico e poético, Bartolomeu Campos de Queirós reflete sobre a passagem do tempo

May 20, 2009

Muitos filósofos, matemáticos, físicos e poetas elegem o tempo como material de investigação em suas obras. Em Tempo de voo, Bartolomeu Campos de Queirós também resolveu se debruçar sobre este tema pouco palpável e tão enigmático. A partir do diálogo entre um homem e um menino, o autor proporciona ao jovem leitor a reflexão não apenas sobre a passagem do tempo, como também sobre a infância e o envelhecimento, sobre a memória e os sonhos, sobre a fantasia e a realidade, sobre a vida e a morte.

O grande protagonista do livro, entretanto, é mesmo o tempo, que assume várias formas: ele é invisível, mas tem mãos, barriga, coração e pés de galinha; é ligeiro e intocável, insone e aventureiro, frágil e amedrontador; é fio, é flor, é relógio, é sol; ele faz cócegas, desbota as asas da borboleta, dá presentes, morde e assopra; e é também amigo e terno, embora tenha seus caprichos. São inúmeras as metáforas usadas pelo autor para descrever o tempo, este senhor tão bonito.

Inspiradas no surrealismo, vanguarda artística do início do século XX, as impressionantes ilustrações de Alfonso Ruano acompanham o clima do texto. Elas remetem a um mundo fantástico e onírico, onde pontos de interrogação flutuam, uma casa-cérebro inflável destaca-se na paisagem desértica, os personagens se transmutam, um copo d’água gera uma nuvem, entre muitas outras imagens do inconsciente. O tempo, o sonho, a experiência, a ingenuidade, o velho e o novo se amalgamam irremediavelmente provocando no leitor uma sensação de estranhamento permanente.

Tempo de voo é um pingue-pongue intrigante, filosófico e poético, em palavras e imagens.

Sobre o autor – Bartolomeu Campos de Queirós nasceu no interior de Minas Gerais e é autor de mais de quarentas obras. Já recebeu vários prêmios literários, entre eles o Jabuti, pela Câmara Brasileira do Livro, e o Selo de Ouro, da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (FNLIJ). Em 2008, foi o vencedor do Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil.

Sobre o ilustrador - Alfonso Ruano nasceu na Espanha e estudou pintura na Escuela de Bellas Artes de Madrid. Atualmente é diretor de arte de Ediciones SM da Espanha. Ilustrador conceituado, recebeu os prêmios America’s Book e Jane Addams Children’s Book, entre muitos outros. São dele as belíssimas ilustrações de A redação, de Antonio Skármeta, que venceu o prêmio Unesco 2003 de Literatura Infantil e Juvenil em Prol da Tolerância e o Monteiro Lobato de Melhor Tradução pela FNLIJ em 2004.

Título: Tempo de voo
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós
Ilustrador: Alfonso Ruano
Número de páginas: 48
Formato: 25,5 x 25,5 cm
Preço: R$ 33
ISBN: 978-85-60820-75-7

Related content
Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Cíntia Moraes | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom