Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 06 Para despertar a curiosidade científica em crianças

Clientes

Para despertar a curiosidade científica em crianças

Jun 30, 2009

Em 2001, o Congresso Nacional elegeu o dia 8 de julho como o Dia Nacional da Ciência. Além disso, ficou instituído que o poder público deveria incentivar tanto a divulgação como a comemoração da data em todos os estabelecimentos educacionais do país.

Para celebrar esse dia, Edições SM apresenta os títulos que compõem a coleção Mão na Ciência, que tem como objetivo despertar a curiosidade pela ciência e estimular o prazer da descoberta através de experimentos lúdicos e dinâmicos. Escrita pela associação francesa Les Petits Débrouillards, a coleção traz atividades com diferentes níveis de dificuldade, que permitem ao leitor desvendar as relações entre causa e efeito dos fenômenos naturais, e é indicada para leitores iniciantes (a partir de 6 anos) e para leitores em processo (a partir de 8 anos).

Em O coração da Terra, o leitor vai descobrir por que as erupções vulcânicas acontecem, o que há nas profundezas da Terra ou como se descreve uma rocha líquida, além de aprender como funciona a grande máquina em que vivemos. Vai poder experimentar como se formam as estrelas e os planetas, e até fabricar o seu próprio vulcão...

No livro O olfato e o paladar, o leitor vai conhecer um pouco mais sobre esses sentidos, que recebem informações sobre a natureza química do que está à nossa volta e as enviam para o cérebro. E vai também descobrir para que serve a saliva, se o nariz tem mesmo memória e por que não conseguimos sentir o sabor da comida quando estamos gripados.

Outro sentido é a visão. É tão forte que, quando nossos olhos estão abertos, as informações que eles enviam ao cérebro podem ocultar aquelas que vêm de outros sentidos. Por aí já dá para perceber o quanto a visão é importante e imaginar como é complexo o seu mecanismo. Em Os mistérios da visão, o leitor vai entender um pouco mais sobre o seu funcionamento, descobrir por que vemos melhor com os dois olhos do que com apenas um e aprender um truque para enxergar na escuridão.

Já em Os segredos da água, vai descobrir por que a água é tão importante para a vida e até inventar um modo de criar um arco-íris num copo. Se olharmos ao redor, vamos perceber que a água faz parte do nosso cotidiano de uma forma que nem sequer nos damos conta. Ela está no ar, na comida, no encanamento das casas, nos rios, no mar... e até nos seres humanos que, em cada 70 quilos, possuem em média 45 litros de água.

Os quatro livros são em formato 14 x 18,5 cm, com cerca de 80 a 90 páginas, e custam R$ 21.

Mais informações sobre esses e outros livros de Edições SM estão disponíveis no site: www.edicoessm.com.br.

Document Actions

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom