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Prorrogadas as inscrições para o 4º Prêmio Professores do Brasil
Aug 31, 2009
Educadores da rede pública de ensino, de todo o país, têm até o dia 30 de setembro para inscrever seus projetos e participar do 4º Prêmio Professores do Brasil. A iniciativa do MEC, em parceria com Fundação SM, Fundação Bunge, Instituto Votorantim, Instituto Pró-Livro, além de Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e as organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Uneso) e dos Estados Ibero-Americanos (OEI), busca reconhecer e valorizar os educadores brasileiros.
O prazo de inscrições que se encerraria nesta segunda-feira, dia 31, foi prorrogado para 30 de setembro. A ficha de inscrição, o regulamento, assim como as demais informações sobre a premiação estão disponíveis no site http://portal.mec.gov.br/premioprofessoresdobrasil/. Serão premiados 40 professores de todas as etapas da educação básica: educação infantil, ensino fundamental 1 – do 1º ao 5º ano - e ensino fundamental 2 – do 6º ao 9º, e ensino médio. Os vencedores receberão prêmio de R$ 5 mil, diploma e troféu.
Todos os trabalhos inscritos serão recebidos pela Universidade Federal de Pelotas, que neste ano será a responsável pela análise dos documentos, conforme o regulamento do concurso. Já a avaliação dos trabalhos será feita por uma comissão de educadores e especialistas convidados pelo Ministério da Educação.
Sobre a Fundação Bunge
A Fundação Bunge foi criada em 1955 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social do grupo Bunge no Brasil. Esse trabalho evoluiu ao longo do tempo para abranger também ações voltadas para a Sustentabilidade. A Fundação Bunge acredita que compartilhar conhecimento, disseminar a inovação e formar pessoas conscientes de que são as responsáveis pelas transformações que desejam é a forma de garantir no presente a construção de uma sociedade sustentável no futuro. As iniciativas da Fundação Bunge dividem-se em três pilares de atuação: Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável (Prêmio Professores do Brasil, Prêmio Fundação Bunge e apoio a estudos e pesquisas voltados para a Sustentabilidade); Socioambiental (Comunidade Educativa, um programa de escola sustentável e Comunidade Criativa, um programa de formação de jovens para o desenvolvimento local sustentável) e Preservação da Memória (Centro de Memória Bunge). Fundação Bunge. Alimentar Idéias é Sustentar o Mundo.
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. A decisão de criá-lo veio fortalecer sinergias entre as empresas, identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade, promovendo esforços em torno de uma causa comum: a juventude. Atualmente, atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), estimulando internamente princípios e boas práticas de sustentabilidade.
Os programas voltados para a juventude são definidos como “rotas”. Criando rotas para o futuro, o Instituto sugere caminhos, oferecendo aos jovens oportunidades nos campos de Educação, Trabalho, Cultura e Esporte, bem como no fortalecimento de direitos e no incentivo aos jovens talentos que se destacam em seus diversos projetos pelo Brasil. Na atuação em educação, o objetivo é a elevação da escolaridade do jovem para o seu desenvolvimento continuado, por meio de uma educação de qualidade.
Sobre o Instituto Pró-Livro
O Instituto Pró-Livro surgiu com a proposta de fomentar a leitura no País. Sensível aos baixos índices de leitura dos brasileiros, entidades do livro - Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) - firmaram acordo com o Governo e, em outubro de 2006 criaram o Instituto Pró-Livro (IPL). O IPL começou a funcionar efetivamente em 2007. Em pouco mais de dois anos de atuação, deu passos largos no sentido de transformar o Brasil num país de leitores graças a efetivação de seu plano de ação orientado por sua principal estratégia que é a de contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de fomento à leitura. A realização da segunda edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil para conhecer os hábitos e indicadores de leitura dos brasileiros, revelou informações fundamentais para orientar políticas públicas e suas próprias ações. Seus resultados tem sido amplamente divulgados pela mídia. Essa pesquisa gerou desdobramentos como o Seminário Retratos da Leitura e o livro Retratos da Leitura no Brasil, onde foram analisados seus resultados. Outra iniciativa foi a Biblioteca Pró-Livro, uma instalação educativa e lúdica concebida pelo IPL para a 20ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, em agosto de 2008. Em abril deste ano, o IPL ainda instalou o Sítio Pró-Livro com uma contação de história acessível, durante a Reatech e, patrocinou em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, livros em braile e a versão falada de Reinações de Narizinho. Na Bienal Internacional do Livro, em setembro de 2009, o IPL apresentará para crianças e jovens a Floresta de Livros. www.prolivro.org.br.
Sobre a Fundação SM
A Fundação SM tem como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa, por meio de um amplo projeto de educação. “Para isso, procuramos conhecer e atender às necessidades do dia-a-dia do professor, da escola e dos sistemas públicos de ensino. Buscamos também fomentar a educação em valores para pleno exercício da cidadania e dos direitos humanos, promovendo a formação de cidadãos livres e participativos, capazes de continuar aprendendo sempre”, afirma o diretor-geral do Grupo SM no Brasil, Igor Mauro. O grupo, criado na Espanha há mais de 60 anos, é liderado pela Fundação SM, que define as linhas de atuação das demais empresas e retorna para a sociedade os lucros gerados por elas.
“Responsabilidade e inovação pautam o nosso trabalho, que pretende estar sempre próximo da escola”, explica Igor Mauro. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM já conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado, integrado a um projeto educacional que prevê ainda o estímulo à formação continuada de professores e o incentivo à reflexão sobre educação, o apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e o fomento à leitura e à produção literária, com destaque para iniciativas como o Prêmio Barco a Vapor o Prêmio Ibero-americano de Literatura Infantil e Juvenil. Em 2008 lançou o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos em parceria com a OEI, o Ministério da Educação e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
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