Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2009 09 Princesa de Astúrias presidirá o Comitê de Honra do I Congresso Ibero-americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil

Clientes

Princesa de Astúrias presidirá o Comitê de Honra do I Congresso Ibero-americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil

Sep 17, 2009

A Fundação SM anunciou ontem (17/09) que o Comitê de Honra do Congresso Ibero-americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil (Cilelij), que terá sua primeira edição entre os dias 24 de 28 de fevereiro de 2010, em Santiago (Chile), será presidido por Letizia Ortiz, princesa de Astúrias, e será formado pelos ministros da Cultura e da Educação dos países ibero-americanos em que SM está presente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Porto Rico e República Dominicana).

O Cilelij é uma iniciativa da Fundação SM, cumprindo com seu objetivo de promover a literatura infantil e juvenil, e da Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus, vinculada ao Ministério da Educação do Chile.

O Congresso, único no gênero, terá periodicidade trienal e nasce com o propósito de converter-se num fórum de reflexão sobre as bases e a potencialidade da literatura infantil e juvenil em Ibero-América.

Nesta primeira edição, o Cilelij pretende dar uma visão global da literatura infantil e juvenil ibero-americana, tando do ponto de vista geográfico (todos os países de língua espanhola mais o Brasil), como histórico (passado, presente e orientações para o futuro). Já estão confirmadas as apresentações de mais de 50 palestrantes de reconhecido prestígio internacional.

Dentre os brasileiros, estarão presentes no evento a escritora Lygia Bojunga, que será homenageada; Marisa Lajolo, que discorrerá sobre Monteiro Lobato; Ana Maria Machado, com a conferência Independência, cidadania e literatura infantil; Bartolomeu Campos de Queirós, que participará de uma mesa-redonda sobre as tendências da literatura infantil e juvenil ibero-americana; a ilustradora Ângela Lago, que falará sobre ilustração; José Castilho Marques Neto, que apresentará as políticas governamentais de promoção do livro e da leitura; Tânia Rösing, sobre a experiência de Passo Fundo (RS); Peter O’Sagae, do site Dobras da Leitura, sobre a literatura na web e outras inovações tecnológicas; e Elizabeth Serra, que participará da apresentação do Manifesto para a literatura infantil e juvenil.

A realização do Cilelij marca a posição da Fundação SM como ator vivo e comprometido com o mundo da cultura e da educação nos países em que está presente, e integra as comemorações do bicentenário da independência de várias repúblicas hispano-americanas, que acontecem em 2010.

O programa completo e o processo de inscrição estão acessíveis no site www.cilelij.com. As vagas são limitadas e aceitas por ordem de inscrição. Para mais informações, enviar e-mail para: [email protected].

 

Document Actions

 

logo_smO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: 
Drielle Sá | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Paola Parisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.twitter.com/pluricom | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom