Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 02 Ana Maria Machado fala das origens da literatura infantil em Congresso Ibero-Americano no Chile

Clientes

Ana Maria Machado fala das origens da literatura infantil em Congresso Ibero-Americano no Chile

Feb 26, 2010

Com a presença dos mais renomados escritores latino-americanos, começaram ontem (25 de fevereiro), em Santiago de Chile, as apresentações do I Congresso Ibero-Americano de Literatura Infantil e Juvenil (Cilelij), promovido pela Fundação SM. Até amanhã, dia 27, mais de 400 pessoas de 16 países de Ibero-América, participam dos debates sobre as novas perspectivas e tendências da literatura infantil e juvenil.

Tendo como eixo de discussão de onde vem a literatura infantil e juvenil, a escritora brasileira Ana Maria Machado ressaltou a necessidade imperiosa de que “os professores leiam mais criticamente, pois são eles quem têm a capacidade de motivar nas aulas”.

Em seguida, o escritor e acadêmico espanhol Jaime García Padrino e o autor cubano Antonio Orlando Rodríguez abordaram as origens da literatura infantil na Espanha e na América Latinaem uma apresentação em duas vozes. Gárcia Padrino lembrou várias figuras-chave do gênero na Espanha, como o padre Coloma, recriador do folclore; Salvador Bartolozzi e sua inovação do fantástico; Antonio Robles, destacado pelo tratamento do humor, do absurdo e do disparate no conto infantil, e Elena Fortún, como autora que rompeu com os estereótipos sobre os protagonistas infantis. Ele também repassou a obra de diversos autores do século XX, como Elisabeth Mulder, María Luz Morales, Ana María Matute, Ángela Ionescu e Montserrat del Amo.

Já o cubano Antonio Orlando Rodrígues destacou a sobrevivência do indígena e os empréstimos europeus e resgatou os principais marcos de cada país.

História da literatura infantil e juvenil na América Latina

A espahola Gemma Lluch, da Universidade de Valência (Espanha) abordou o panorama da investigação científica, assinalando a necessidade de “estabelecer linhas prioritárias de investigação que contribuam para a formulação, execução, segmento e avaliação das políticas e planos do livro e da leitura nos diferentes países de Ibero-América. Ela também ressaltou que “é fundamental pensar agora como será o livro digital”.

A jornada continuou com intervenções do argentino Istchvanch, que fez um resgate visual das correntes estéticas europeias e autóctones da história da ilustração infantil ibero-americana; a brasileira Dolores Prades, gerente editorial de literatura de Edições SM no Brasil, falou sobre a história da edição infantil na América Latina por meio dos editores e editoras europeias e indigenistas; e o mexicano Daniel Goldin, fez uma interpretação das luzes e das sombras das origens da literatura infantil e juvenil.

Para encerrar a jornada, foi apresentado o livro História da LIJ na América Latina, editado pela Fundação SM, em que o chileno Manuel Peña Muñoz reúne uma extensa pesquisa sobre o tema. “A ideia de escrever este livro surgiu como uma reação ao aumento de livros infantis anglo-saxões e nórdicos, traduzidos para o espanhol, em prejuízo de uma literatura de caráter próprio, para fazer com que crianças e jovens reflitam sobre temas mais próximos que os conectem com nossa própria identidade cultural”, explicou.

Presença brasileira no Cilelij

Entre hoje e amanhã, outros brasileiros também participam do encontro. Ângela Lago integra a mesa-redonda sobre a ilustração na atualidade, juntamente com Fanuel Hanán Díaz (Venezuela), Enrique Martínez (Cuba), Fabricio Vanden Broeck (México) e Rosana Faria (Venezuela).

Já o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto, apresenta as políticas governamentais para promoção do livro e da leitura no Brasil, durante a mesa-redonda Quem e o que está se fazendo a favor da literatura infantil e juvenil?, da qual participam María Graciela Bautista (Colômbia), Estela D’Angelo (Espanha) e Carmen Barvo (Colômbia). Tania Rösing relata a experiência de Passo Fundo, na mesa Experiências e resultados, em que serão também descritos o plano de bibliotecas públicas da Colômbia e os programas de leitura do México.

Amanhã será a vez de Peter O’Sagae, do site Dobras da Leitura, discutir a questão da web e outras inovações tecnológicas na literatura infantil e juvenil, partilhando experiências com novas linguagens realizadas na Argentina, Cuba e Espanha. No encerramento do Cilelij, a secretária executiva da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), Elizabeth Serra, integra a apresentação do Manifesto pela literatura infantil e juvenil.

Mais informações sobre o Cilelij estão disponíveis nos sites www.cilelij.com e www.fundacion-sm.com.

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom