Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 02 I Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil começa amanhã

Clientes

I Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil começa amanhã

Feb 23, 2010

Mais de 70 renomados especialistas procedentes de 16 países estarão reunidos até o dia 28 de abril em Santiago de Chile, para o I Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil. A programação conta com a  presença de vários brasileiros, incluindo a escritora Lygia Bojunga, que será homenageada durante o evento.

Organizado pela Fundação SM e Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus, do Ministério da Educação chileno, o Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil (Cilelij) é um evento único em seu gênero que tem como objetivo oferecer uma visão global da literatura infantil e juvenil ibero-americana, tanto do ponto de vista geográfico (todos os países de língua espanhola e o Brasil), como histórico (passado, presente e orientações para o futuro).

Com o propósito de tornar-se um fórum de reflexão aberto, ao longo de quatro dias de duração participarão mais de 70 especialistas de prestígio internacional, provenientes de 16 países de Ibero-América. A programação divide-se em dois módulos: o Acadêmico, que inclui conferências, mesas-redondas, comunicações e debates, acontece no período diurno e é reservado aos participantes inscritos; e o Cultural, à noite, com exposições, espetáculos teatrais e lançamento de livros, é aberto ao grande público.

O programa acadêmico começa com uma conferência dos escritores Antonio Skármeta (Chile) e Juan Villoro (México), que discutirão a importância das primeiras leituras na vida dos indivíduos e dos povos. Em seguida, serão homenageadas várias personalidades de destaque na literatura infantil e juvenil ibero-americana, como a brasileira Lygia Bojunga.

Outros brasileiros estarão presentes no evento, como Marisa Lajolo, que discorrerá sobre Monteiro Lobato; Ana Maria Machado, com a conferência Independência, cidadania e literatura infantil; Bartolomeu Campos de Queirós, que participará de uma mesa-redonda sobre as tendências da literatura infantil e juvenil ibero-americana; a ilustradora Ângela Lago, que discutirá sobre ilustração; José Castilho Marques Neto, que apresentará as políticas governamentais de promoção do livro e da leitura; Tânia Rösing, sobre a experiência de Passo Fundo (RS); Peter O’Sagae, do site Dobras da Leitura, sobre a literatura na web e outras inovações tecnológicas; e Elizabeth Serra, que participará da apresentação do Manifesto para a literatura infantil e juvenil.

Comitê de Honra - O Comitê de Honra do Cilelij é presidido pela Princesa de Asturias, Letízia Ortiz, e integrado pelos seguintes membros: ministro da Educação da Argentina, Alberto E. Sileoni; ministra da Educação do Chile, Mónica Jiménez de la Jara; presidente da Academia Chilena da Língua, Alfredo Matus; ministra da Cultura da Colômbia, Paula Marcela Moreno Zapata; ministra da Cultura da Espanha, Ángeles González-Sinde; presidente do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do governo do México, Consuelo Sáizar Guerrero; ministro da Educação do Peru, José Antonio Chang Escobedo; e presidente da Academia Peruana da Língua, Marco Martos Carrera.

Mais informações sobre a programação estão acessíveis no site www.cilelij.com.

Document Actions

Logo_SM O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.


No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom