Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo SM Notícias 2010 02 Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil da Fundação SM estreia com Antonio Skármeta e Juan Villoro

Clientes

Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil da Fundação SM estreia com Antonio Skármeta e Juan Villoro

Feb 25, 2010

Para a brasileira Lygia Bojunga, uma das personalidades homenageadas no evento, “nada alimenta tanto a imaginação como um livro”

Os escritores Antonio Skármeta e Juan Villoro, junto a numerosas personalidades do mundo cultural e político ibero-americano, abriram ontem à noite (24 de março), em Santiago de Chile, o primeiro Congreso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil (Cilelij).

A cerimônia foi presidida pela ministra de Educação do governo do Chile, Mónica Jiménez de la Jara; o diretor da Academia Chilena de Língua, Alfredo Matus; e o presidente da Fundação SM, Juan de Isasa.

No discurso inaugural, Juan de Isasa destacou o compromisso que há mais de 50 anos a SM (o grupo editorial e a fundação) mantém com a literatura infantil e juvenil (LIJ), e assinalou que, com esta iniciativa, “queremos reforçar a importância da literatura para crianças e jovens em Ibero-América, por meio do debate sobre “o pasado, o presente e o futuro da literatura infantil e juvenil”, com a presença de mais de 70 renomados especialistas internacionaise procedentes de 16 países.

Nesse sentido, Isasa destacou que “é o momento de dizer com contundência e humildade que a literatura infantil e juvenil é uma realidade construída entre todos”. “Nosso objetivo é conseguir mais e melhores livros para as crianças e jovens ibero-americanos, que os ajudem a ser mais livres, mais humanos e mais felizes”, concluiu.Ministra da Educação do Chile

Já a ministra de Educação chilena lembrou a grande tarefa de autores, ilustradores, editores, mediadores sociais e organismos culturais “de entusiasmar as crianças para que continuem lendo” pois “do contrário estaremos fechando muitas portas para o futuro e janelas para o mundo”. Na opinião de Mónica Jiménez de la Jara, as conclusões deste primeiro congresso estabelecerão as linhas atuais da cultura ibero-americana.


Somos o que lemosSkármeta

A abertura do Cilelij contou com a participação dos escritores Antonio Skármeta (Chile) e Juan Villoro (México), que discorreram sobre o tema “Somos o que lemos”.

Skármeta apontou que “a infância é o reino da plenitude” porque nela ainda não se produziram “a múltiplas rupturas” que farão com que privilegiemos algumas facetas de nossa existência em detrimento de outras. Por isso, considera que “o escritor é uma criança, alguém que estende sua percepção para além da prudência, e que criança e autor “avançam em uma vanguarda que não conhece a retaguarda”.

De sua parte, Villoro lembrou sua infância em colégio alemão, que o fez amar a língua  espanhola, já que “o  idioma suprimido se converteu em objeto de desejo”. E sublinhou que sua conversão à palavra escrita foi  “tardia”, aos 15 anos, com a leitura de uma obra em que se sentiu “retratado de corpo inteiro”. Ele explicou como o prazer da leitura o levou “de forma imediata à escritura”. O autor mexicano ressaltou que “os contos infantis procedem de um passado que nos pertence”.

VilloroAmbos fizeram uma amena e divertida revisão de suas lembranças de infância. Skármeta destacou a influência da rádio nas suas “primeiras memórias de ficção” pois sua avó gostava de escutar os seriados radiofônicos e este foi o seu primeiro contato com a criação de histórias. O hábito de narrar surgiu dos pedidos de completar as histórias que eram interrompidas pelos cortes de energia elétrica, até que um dia sua avó desligou o rádio e lhe pediu “conte-me você, agora”, o que se configurou como seu “debute como escritor profissional”.

Villoro também lembrou a importância das avós e disse que o “Era uma vez...", que começam os contos, deveria ser trocado por “Havia uma voz…”, a das avós, que “marcam um escritor”.

Homenagens à literatura infantil e juvenil ibero-americana

O Cilelij prestou ainda homenagem a várias personalidades de grande destaque na literatura infantil e juvenil ibero-americana: Teresa Castelló Yturbide, “Pascuala Corona” (México, 1917); Alicia Morel (Chile, 1921); Montserrat del Amo (Espanha, 1927); María Elena Walsh (Argentina, 1930); e Lygia Bojunga (Brasil, 1932).

Lygia Bojunga destacou a importância da literatura para crianças e jovens, já que, em sua opinião, “nada alimenta tanto a imaginação como um livro” e a imaginação é o melhor recurso para superar os maus momentos e seguir adiante.


Reflexões sobre a LIJ na Ibero-América

Até o próximo dia 28 de fevereiro, mais de 400 pessoas assistirão a este Congresso que, nas palavras de José Luis Cortés, membro do Comitê Organizador do Cilelij e diretor editorial corporativo de Edições SM, “busca refletir sobre as bases e potencialidades da literatura infantil e juvenil nos países ibero-americanos” e servirá “para realizar una análise do momento atual da literatura para jovens e crianças e imaginar futuras linhas para seu desenvolvimento, assim como para proporcionar um importante espaço de intercâmbio de comunicações e experiências entre participantes e expositores”.

Mais informações sobre o Cilelij estão disponíveis nos sites www.cilelij.com e www.fundacion-sm.com.

Document Actions

Logo_SMO Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.


Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carolina Abrahão | [email protected]
Karine Bastida | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom